Mestre em educação pela UNINCOR; Pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior pelo CEPEMG/Newton Paiva; Graduado em Pedagogia (IPEMIG) e em Letras pela UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais. Professor de Leitura e Produção de texto e Metodologia Científica na UNA e no IFMG - Instituto Federal de Minas Gerais; Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, Alfabetização e Letramento entre outras inerentes à área de linguagem e educação na UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais; professor formador (Sistema EAD) da Universidade Federal de Viçosa-UFV e do SEBRAE (Educação Empreendedora); professor de Português Instrumental em Cursos Técnicos e professor de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Redação na Educação Básica. Já atuou em processos de correção de textos e elaboração de questões de concursos públicos, inclusive vestibulares, também exerceu consultoria pedagógica na elaboração da Matriz Curricular de uma Rede Municipal de Ensino. Tem interesse de pesquisa nos seguintes temas: Leitura e Produção de texto, Formação docente, Investigações científicas, metodologia do ensino da Língua Portuguesa e Linguística; publicou livro e artigos científicos na área em que atua. (Texto informado pelo autor)
SOUSA, Geraldo Antonio Alves de. A IMAGEM EM ANÁLISE DO DISCURSO: um paralelo entre a obra Pietà de Giovanni Bellini e a de David Lachapelle. Revista interdisciplinar Sulear. v. 3, p. 35, issn: 2595-8569, 2020. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUSA, Geraldo Antonio Alves de. INDO ALÉM DO CODIFICAR E DECODIFICAR: o Método das Boquinhas no processo de alfabetização. CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO. v. 1, p. 10-25, issn: 1989-4155, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
SOUSA, Geraldo Antonio Alves de. IDENTIDADE EM CONSTRUÇÃO: A literatura e o pensamento crítico na primeira infância. CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO. v. 1, p. 10-25, issn: 1989-4155, 2019. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Livros publicados/organizados ou edições (1)
SOUSA, Geraldo Antonio Alves de. PROFESSORES RECÉM-FORMADOS EM CURSOS DE LETRAS: como aprenderam a ensinar a ler e como ensinam leitura para alunos do Ensino Fundamental- da formação à prática docente. 1 ed. Contagem: , 2020. v. 1, p. 145. [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
Capítulos de livros publicados (0)
Textos em jornais de notícias/revistas (0)
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (0)
Resumos expandidos publicados em anais de congressos (0)
Resumos publicados em anais de congressos (0)
Artigos aceitos para publicação (0)
Apresentações de trabalho (2)
SOUSA, Geraldo Antonio Alves de. O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. 2012. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
SOUSA, Geraldo Antonio Alves de. O Novo Acordo Ortográfico. 2010. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
Demais tipos de produção bibliográfica (0)
Produção técnica
Programas de computador com registro de patente (0)
Programas de computador sem registro de patente (0)
Produtos tecnológicos (0)
Processos ou técnicas (0)
Trabalhos técnicos (0)
Demais tipos de produção técnica (0)
Produção artística
Total de produção artística (0)
Orientações em andamento
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (0)
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Supervisões e orientações concluídas
Supervisão de pós-doutorado (0)
Tese de doutorado (0)
Dissertação de mestrado (0)
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização (0)
Trabalho de conclusão de curso de graduação (9)
Rafaela Santos Costa. IDENTIDADE EM CONSTRUÇÃO: A literatura e o pensamento crítico na primeira infância. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2019. Orientador: Geraldo Antonio Alves de Sousa.
Lívia Carolina Batista de Melo. INDO ALÉM DO CODIFICAR E DECODIFICAR: o Método das Boquinhas no processo de alfabetização. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, . 2019. Orientador: Geraldo Antonio Alves de Sousa.
Atalita Caroline Fernandes. OS PCNs DE CIÊNCIAS NATURAIS: Como os professores os compreendem e os aplicam no ensino de Ciências no ensino fundamental. (Graduação em Ciências Biológicas) - Fundação Helena Antipoff, . 2012. Orientador: Geraldo Antonio Alves de Sousa.
Eder Juliano. O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO ISEAT/FHA FRENTE À EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Análise curricular e Estudo de caso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Fundação Helena Antipoff, . 2012. Orientador: Geraldo Antonio Alves de Sousa.
Celton Lopes da Silva. Atividades Investigativas no ensino de Ciências como Ferramenta para o Desenvolvimento Escolar de Alunos do Ensino Fundamental II. (Graduação em Ciências Biológicas) - Fundação Helena Antipoff, . 2012. Orientador: Geraldo Antonio Alves de Sousa.
Simone Juliana Silva. A Prática Docente frente à Manifestação da Sexualidade do Aluno do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. (Graduação em Pedagogia) - Fundação Helena Antipoff, . 2011. Orientador: Geraldo Antonio Alves de Sousa.
Maria Pereira da Silva. A Importância da Literatura Infantil para o Desenvolvimento Escolar. (Graduação em Pedagogia) - Fundação Helena Antipoff, . 2011. Orientador: Geraldo Antonio Alves de Sousa.
Luís Moura dos Santos. A Importância da Infraestrutura Escolar e a Recepção de Alunos Cadeirantes em Instituições da Rede Pública de Ensino de Ibirité frente ao Ensino e Aprendizagem. (Graduação em Pedagogia) - Fundação Helena Antipoff, . 2011. Orientador: Geraldo Antonio Alves de Sousa.
Nair Sant´Ana de Carvalho, Claudia Aparecida Motta Jardim. A FORMAÇÃO CIDADÃ EM ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS: O ensino da cidadania em uma perspectiva histórica. (Graduação em Pedagogia) - Fundação Helena Antipoff, . 2009. Orientador: Geraldo Antonio Alves de Sousa.
Iniciação científica (0)
Orientações de outra natureza (0)
Projetos de pesquisa
Total de projetos de pesquisa (0)
Prêmios e títulos
Total de prêmios e títulos (0)
Participação em eventos
Total de participação em eventos (2)
I seminário Temático do Curso de Ciências Biológicas ISEAT- EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE. 2012. (Seminário).
Programa de Capacitação de Professores da Secretaria Municipal de Educação de Ibirité.Semana do Conhecimento - Fundação Helena Antipoff. 2008. (Oficina).