Lattes UEMG

Mara Salgado

Doutora em Educação pelo Programa de Pós - Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Bolsista CAPES - Linha de Pesquisa Sociologia e História da Educação. Mestre em Educação pela UFSC - Bolsista CAPES - Linha de Pesquisa Filosofia da Educação. Realizou estágio de doutorado sanduíche no Instituto de Filosofía y Ciências Sociales del Consejo Superior de Investigaciones Científicas/ Madrid-Espanha com financiamento da CAPES. Pós Doutorado (CAPES/PNPD) na linha de pesquisa Desenvolvimento Humano, diferença e valores no Programa de Pós graduação em Educação da UNESP/FCT/Presidente Prudente, com pesquisa sobre o preconceito na Educação Especial e Inclusiva. Professora efetiva na área de Fundamentos e Intervenções em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem, da Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Divinópolis. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei - MG (2008). Tem experiência na área de ensino, pesquisa e extensão em Psicologia da Educação, Sociologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia da gravidez, atuando principalmente nos seguintes temas: processos psicossociais da formação cultural, corporalidade da mulher e da criança, faculdades do pensamento na infância (mimese, imaginação e memória), infância e sociedade, estudos feministas, pesquisa participativa e história oral. Realiza estudos e reflexões apoiados no marco teórico de autores da Teoria Crítica da Sociedade (Adorno, Horkheimer, Marcuse e Benjamin), em especial nos diálogos com a psicanálise freudiana e outros autores atuais fundamentados nesta perspectiva. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0403342038752951 (26/02/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais - Divinópolis, Departamento de Psicologia. Avenida Paraná, 3001 São José 35501170 - Divinópolis, MG - Brasil Telefone: (37) 32293590
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2017-Atual. Mimese, imaginacao e memoria na Educacao Especial e inclusiva: um contraponto ao preconceito na infancia?
      Descrição: O objetivo deste projeto é investigar os aspectos das faculdades da mimese, da imaginação e da memória que contribuem com os processos de aprendizagem e afetividade na infância no contexto da Educação Especial Inclusiva. Entende-se que tais faculdades movimentam a forma de operar do pensamento na infância e ao serem confrontadas com as formas de aprender e interagir podem oferecer indícios para a educação intelectual e sensível desejada a todos, aquela capaz de elaborar o medo e superar o preconceito e a mera adaptação à sobrevivência. Como percursos teórico-metodológicos, destacam-se os estudos de autores da Teoria Crítica da Sociedade e do campo temático da Educação Especial Inclusiva, bem como os procedimentos do método qualitativo de pesquisa da análise documental. Tal metodologia pode nortear a busca dos aspectos investigados, possíveis de serem destacados das publicações dos grupos de pesquisas brasileiros referências no tema, mais especificamente, o Laboratório de Estudos sobre o Preconceito (LaEP/USP), o Observatório Nacional de Educação Especial (ONESSP/UFSCAR) e o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferenças (LEPED/UNICAMP). Comportamentos que envolvem a imitação, a percepção do estímulo e sua elaboração, a decodificação da informação em símbolos (sua representação imaginativa) e a capacidade de expressão acerca da experiência vivida aparecem nos resultados de estudos sobre o desenvolvimento cognitivo e interacional das crianças com e sem necessidades educativas especiais. Nesse sentido, cotejar as diferentes perspectivas e refletir sobre os resultados das pesquisas na direção da desmistificação das faculdades em questão, apontando seus limites e potencialidades nos processos de aprendizagem e afetividade/interação social, pode contribuir com o estabelecimento de uma educação colaborativa e sensível e, por isso, contrária à competitividade e o enrijecimento do pensamento que acompanha a lógica formal e mantém a exclusão e o preconceito no convívio escolar.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mara Salgado - Integrante / Divino José da Silva - Coordenador.
      Membro: Mara Salgado.
    2. 2014-Atual. Teoria Critica, Racionalidades e Educacao IV
      Descrição: Esta proposta dá prosseguimento ao programa que temos desenvolvido (03/2005-02/2008; 03/2008-02/2010, 03/2011 até o presente momento) no PPGE/UFSC, com aporte financeiro oriundo de vários editais do CNPq. As metas da proposta apresentada em 2010 foram atingidas, até mesmo superadas. Os resultados se materializam em orientações e publicações diversas, já disponíveis, aprovadas ou em processo de conclusão para serem submetidas a periódicos ou editoras. No currículo lattes podem ser encontradas essas informações, bem como aquelas sobre nossa inserção acadêmica no Brasil e no exterior, e ainda a editoração de periódicos, a coordenação e participação em comissões científicas, mesas e conferências, trabalhos técnicos, entre outras atividades. Com a presente versão (2014-2017), pretendemos avançar na consolidação de um programa de pesquisa em que temos procurado a reflexão sobre o legado e o potencial da Teoria Crítica da Sociedade da Escola de Frankfurt em sua dimensão pedagógica. Esse processo se coloca no duplo movimento que simultaneamente consolida e ultrapassa o plano disciplinar: o da investigação conceitual dessa tradição, movimento que tem trazido questões sempre novas a partir do esforço coletivo de muitos pesquisadores ao redor do mundo; o da iluminação de desafios contemporâneos para o campo da Educação, procurando colaborar para a consecução de uma Teoria Crítica do presente para este campo. Nossos esforços têm se dirigido a obras seminais de Adorno e Benjamin, mas também a problemáticas que se deixam mais bem conhecer sob a orientação do projeto de uma Teoria Crítica da Sociedade que se ancora nas grandes linhas daqueles autores, mas dialoga com o contemporâneo e seus desafios. Esse exercício tem sido feito, frequentemente, em cotejo crítico com outras tradições teóricas com as quais os frankfurtianos dialogaram, ou não, ao formularem e desenvolverem sua programática empírica e especulativa. Objetivos 1. Prosseguir investigando, na obra de Theodor W. Adorno, os lugares do corpo e suas expressões formativas, com ênfase, para o próximo triênio, nas constelações somáticas de Dialética Negativa, em especial a partir de dois movimentos: a) a rememoração da natureza no sujeito; b) no sentido da dor em relação à memória e ao impulso do pensamento. 2. Prosseguir pesquisando na obra de Walter Benjamin o lugar da infância como expressão pedagógica do romantismo crítico do autor e de sua arqueologia da modernidade. A ênfase, no próximo triênio, recai sobre: a) na educação dos sentidos (em especial, a visão, o tato e a gustação); b) nos artefatos da infância (brinquedos ? inclusive o corpo como brinquedo ?, imagens de pensamento, leituras, entre outras práticas miméticas); c) no movimento dialético da educação, segundo o autor, em especial no que se refere à relação entre progresso e barbárie. 3. Investigar, nos termos da crise da formação (Bildung), aspectos da semiformação (Halbbildung), com ênfase nas relações entre indústria cultural e infância, política e arte, experiência e juventude, esporte e educação do corpo, voz e retórica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mara Salgado - Integrante / Alexandre Fernandez Vaz - Coordenador / Ana Cristina Richter - Integrante / Lisandra Invernizzi - Integrante / Carmen Pila Nunes - Integrante / Edgardo José Manuel Castro - Integrante / Michelle Carreirão Gonçalves - Integrante / Vanessa da Cunha Prado D'Afonseca - Integrante / Bruna Avila da Silva - Integrante / Emiliano Gambarotta - Integrante / Raumar Rodríguez Giménez - Integrante / Detlev Claussen - Integrante / Verônica Werle - Integrante / Cleyton Murilo Ribas - Integrante / Jordi Maiso - Integrante / José Antonio Zamora - Integrante / Andreas Gruschka - Integrante / Bruno de Almeida Faria - Integrante.
      Membro: Mara Salgado.
    3. 2013-2017. Entrelacamento do amor e do pensamento na infancia: um estudo sobre mimese, imaginacao e memoria
      Descrição: A partir do que suscitam os esforços empreendidos pelos autores da Teoria Crítica da Sociedade em compreender a cultura de seu tempo e as interdições à autonomia do pensamento, este projeto com base nas contribuições de dois autores que compõem a primeira fase da Escola de Frankfurt, Walter Benjamin e Theodor W. Adorno, tem como objetivo de tese pesquisar o entrelaçamento do pensamento e do amor na infância elegendo como foco de análise os conceitos de mimese, de imaginação e de memória que, como conceitos que se referem às faculdades intelectuais e sensíveis, parecem se constituir como base desse entrelaçar. Com tal proposição pretende-se, também, investigar as tensões que perpassam as relações de amizade/ressentimento e de identificação/preconceito que se cruzam nos processos sociais quando as crianças precisam responder, perguntar, lidar com suas cicatrizes a partir de reações disponíveis num repertório compartilhado ? processo no qual particularidade e universalidade encontram-se amalgamadas por ambiguidades que carregam junto com o seu progresso comportamentos regressivos de violência e frieza.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Mara Salgado - Integrante / Alexandre Fernandez Vaz - Coordenador.
      Membro: Mara Salgado.
    4. 2012-2013. Aspectos do processo civilizador e da modernizacao em Florianopolis nas primeiras decadas do seculo XX
      Descrição: O projeto é parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio CNPQ/UFSC. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mara Salgado - Integrante / Alexandre Fernandez Vaz - Coordenador / Lisandra Invernizzi - Integrante / Michele Petry - Integrante / Carmen Pila Nunes - Integrante.
      Membro: Mara Salgado.
    5. 2011-2014. Teoria critica, Racionalidade e educacao III
      Descrição: O projeto Teoria Crítica, Racionalidades e Educação III foi continuidade de um programa de pesquisas que tem sido financiado pelo CNPq por meio de diversos editais. O programa organiza parte importante das atividades do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea, localizado no Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. O Núcleo possui suas raízes mais fortes no Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado), mas também se relaciona com o Programa de Pós-graduação em Ciências Humanas (Doutorado) e com o Programa de Pós-graduação em Educação Física, Filosofia e História, todos da UFSC. Relacionamo-nos também com programas de pós-graduação na Argentina e na Colômbia. Além dos mestrandos e doutorandos, atuam no Núcleo graduandos de programas de iniciação científica (PIBIC/CNPq, voluntários), de iniciação científica escolar (PIBIC-EM e Iniciação Científica Jr.) e bolsistas de pós-doutorado. Contamos ainda, com uma bolsista de apoio técnico para o trabalho de estruturação das diversas pesquisas, além do apoio técnico voluntário de Lisandra Invernizzi, doutoranda do PPGE/UFSC. A principal meta do projeto Teoria Crítica, Racionalidades e Educação III foi desenvolver estudos, com foco nos interesses do campo da Educação, que procurassem levar adiante a perspectiva de uma Teoria Crítica da Sociedade inspirados nas obras clássicas dos teóricos da primeira geração da Escola de Frankfurt, notadamente Theodor W. Adorno, Max Horkheimer, Herbert Marcuse e Walter Benjamin. Um par conceitual por meio do qual procuramos oferecer consistência a este movimento está na relação entre crítica cultural (Kulturkritik) e formação (Bildung), de maneira que a pesquisa das questões de nosso tempo, sejam elas teóricas e ou empíricas, possa seguir alimentada pela tradição do pensamento iluminista (mesmo quando se exerce a crítica a ele). Nesse sentido, nosso esforço tem se concentrado em alguns conceitos e temas importantes para a educação contemporânea, como razão, docência, técnica, infância, corpo, cultura, frequentemente construindo interfaces com outras tradições teóricas. Metodologicamente, o trabalho se orientou pela negatividade de uma dialética do esclarecimento que de maneira nenhuma reforça qualquer irracionalismo ou pretensão obscurantista que recuse a razão. Os objetivos propostos no projeto iniciado em 2011 foram plenamente atingidos. Foram muito importantes para sua consecução as visitas a arquivos, bibliotecas e coleções na Alemanha e na França, em especial aos Arquivos Adorno (Frankfurt e Berlim) e Benjamin (Berlim), parcialmente financiadas com recursos de editais de auxílio à esquisa CNPq. Consideramos que as principais contribuições da pesquisa nesta etapa (2011-2014) se referem primeiro, e como na proposta anterior, aos resultados de investigação que dizem respeito, no âmbito dos estudos da Educação, ao tema dos destinos da razão e seus ?outros? (organizados sob o ?Complexo Auschwitz) como o corpo, a infância, o feminino etc. Acompanhando a crítica (que não é denegação) do projeto frankfurtiano à razão tornada meramente instrumental, desenvolvemos uma série de trabalhos sobre esses temas abrigados sob a rubrica geral do projeto, cujos resultados podem ser vistos nas publicações e orientações concluídas. Outro elemento importante das atividades desenvolvidas no interior do projeto se refere às relações internacionais, aprofundadas com parecerias com grupos de pesquisa na América do Sul (Argentina, Uruguai, Colômbia) e na Europa (Alemanha, França), além da recepção de vários colegas e estudantes estrangeiros para atividades em Florianópolis. Destacamos nossa atuação em todos os planos, desde o PIBICEM/IC Jr. até a supervisão de pós-doutorado. Gestão da pesquisa, como editor, membro da Câmara de Pesquisa da UFSC e representante desta no Comitê de Políticas Educativas da AUGM.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mara Salgado - Integrante / Alexandre Fernandez Vaz - Coordenador / Jaison José Bassani - Integrante / Lisandra Invernizzi - Integrante / Gisele Carreirão Gonçalves - Integrante / Beatriz Staimbach Albino - Integrante / Franciele Bete Petry - Integrante / Edgardo José Manuel Castro - Integrante / Christian Muleka - Integrante / Ileana Wenetz - Integrante / Gabriela Acerbi Pereira - Integrante.
      Membro: Mara Salgado.
    6. 2011-2013. Corporalidade da mulher artesa: elementos da formacao cultural entre o anacronismo e o desejo de vida
      Descrição: Pesquisa que privilegiou os aspectos da corporalidade da mulher artesã, a partir da análise dos elementos da esfera doméstica que movimentam o ofício artesanal e circunscrevem-se no processo de formação cultural. A esfera doméstica é o que liga as artesãs às mulheres donas de casa, às educadas para serem prendadas, às esposas e às mães. Ainda que as mulheres consigam autonomia financeira ou alguma liberdade das amarras sociais que lhes são impostas, relacionam-se com a esfera doméstica em acordo com as condições pré-estabelecidas para a vida particular/familiar, ou no exercício da resistência a tais prescrições. Estes elementos também encontrarão pontos de contato com a vida privada de mulheres não artesãs. Nisso parece residir uma das potencialidades do estudo proposto, no fato de que os estudos acerca das artesãs podem contribuir com reflexões para além do ofício artesanal. Os aspectos teórico-metodológicos da pesquisa apoiam-se em contribuições da Teoria Crítica da Sociedade, da filosofia de Hannah Arendt e de indicações de Sigmund Freud. Analisou-se entrevistas com artesãs de Minas Gerais, e registros em diários de campo. As análises sugerem duas categorias centrais, que são de fato, indissociáveis. A primeira diz respeito ao corpo da mulher artesã, e foi considerada a partir de três eixos principais: corpo e pensamento; mão e obra; e corpo e instrumento. A segunda categoria foi delimitada como a esfera doméstica da artesã, considerada a partir da tensão entre elementos que se entrelaçam em seu cotidiano: abrigo ? privação; autoridade ? dependência; manipulação ? propaganda; silêncio ? intimidade; mãe ? afetividade. Os resultados apontam limites e potencialidades inscritos na cultura, considerando as marcas da cisão entre trabalho (labor) do corpo e as obras das mãos, e suas imbricações na vida privada das artesãs.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Mara Salgado - Integrante / Alexandre Fernandez Vaz - Coordenador.
      Membro: Mara Salgado.
    7. 2006-2006. Artesanato e Formacao: revitalizacao da Corporacao de Artesao de Tiradentes como espaco para contrapor trabalho e arte
      Descrição: Este projeto visa pesquisar e sistematizar dados referentes à Corporação de Artesãos de Tiradentes e ao processo de produção e expressão artesanal para elaboração de um diagnóstico participativo a fim de revitalizar a Corporação e elucidar possíveis pontos de continuidade da investigação acerca da dimensão formativa presente no ofício do artesão como contraposição trabalho e arte - aspectos que articulam este projeto com a pesquisa "Psicologia e Arte: reflexões acerca da subjetividade obstada", também desenvolvida na Universidade Federal de São João Del-Rei. Especificamente, objetiva: produzir dados que possam orientar a Corporação de Artesãos de Tiradentes na gestão de seus recursos, no contato com os artesãos e na divulgação de seus serviços e produtos; sistematização de aspectos que possam subsidiar o estabelecimento da Corporação de Artesãos de Tiradentes como um espaço de organização e expressão coletiva e individual dos artesãos que lá possam vincular o seu ofício; produção e divulgação de conhecimentos sobre as potencialidades contidas no ofício do artesão; articulação e contraposição de possíveis expressões artísticas e as configurações psicológicas requeridas na adesão estrita ao trabalho. Além do LAPIP e do DEPSIC estão envolvidos neste projeto: o Centro de Tecnologia para a Produção Artesanal (CTPA) da Universidade Federal de São João Del-Rei, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE), via a Superintendência de Artesanato, com concessão de 03 bolsas por meio de convênio com a Fundação de Apoio a Universidade Federal de São João Del-Rei (FAUF). A pesquisa conta com a colaboração e a co-orientação (dos alunos das Ciências Contábeis e da Administração) do Prof. Bezamat de Souza Neto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Mara Salgado - Integrante / Kety Valéria Simões Franciscatti - Coordenador / Yara Elena Coimbra Nunez - Integrante / Ludmila Silva Cesário - Integrante / Lúcia de Castro - Integrante / Diego Leão - Integrante / Cristiane Pinto de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico - Bolsa / Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T A: 7
      Membro: Mara Salgado.
    8. 2005-2011. Psicologia e Arte: reflexoes acerca da subjetividade obstada
      Descrição: Esta pesquisa está estruturada em três eixos que se relacionam mutuamente: 1. Formação e Criação Artística: tensão forma e conteúdo, forma e expressão; 2. Formação e Recepção: tensão estímulo e resposta; produtos e configurações psicológicas (sensíveis e intelectuais); e 3. Formação e Indústria Cultural: contexto e meios; relação ideologia e preconceito. Os subprojetos de pesquisa e estágio em pesquisa/psicologia social, como partes desta pesquisa, visam investigar o processo de formação da subjetividade focando a dimensão da criação artística e da recepção da obra de arte em suas diferentes manifestações. Entende-se que, na articulação com a arte, a psicologia encontra condições apropriadas para pensar os obstáculos objetivos e subjetivos à realização de seu objeto - o indivíduo. Tal entendimento sustenta parte do método que visa elucidar o processo de formação e, assim, estabelecer a crítica ao sofrimento injustificado e revelar possíveis saídas deste estado. Considera-se a expressão artística, ao mesmo tempo, como testemunho, por manifestar os sofrimentos desnecessários e injustificados, como resistência, por conter o ódio (a destruição do objeto), e como possibilidade de transformação do existente. E, refletindo sobre as dimensões presentes na expressão e na mimese genuína, discute-se a possibilidade da experiência estética, na tensão entre interno-externo e particularidade-universalidade, tornar vivificada, na particularidade, as determinações da totalidade social e revelar a vida obstada sob a ditadura da ordem da dominação. Os planos de trabalho visam sistematizar as proposições pertencentes ao marco teórico (Adorno, Marcuse, Horkheimer, Benjamim e Freud), a teoria da arte, observações e análise acerca do processo grupal e das possibilidades de individuação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . Integrantes: Mara Salgado - Integrante / Kety Valéria Simões Franciscatti - Coordenador / Yonara Dantas de Oliveira - Integrante / Cynthia Maria Jorge Viana - Integrante / Sandra Faria Resende - Integrante / Claudia Helena Gonçalves Moura - Integrante / Ana Paula Rocha - Integrante / Maria Regina de Silos Nakamura - Integrante / Pedro Octávio Gonzaga Rodrigues - Integrante / Bruno Santos Oliveira - Integrante / Fernando Cotta Tropia Dias - Integrante / Vanessa Vasconcelos - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa / Fundação de Apoio a Universidade Federal de São João Del Rei - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T A: 23
      Membro: Mara Salgado.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (24)
      1. Café com prosa: Diálogos em Psicologia.Trajetória da formação em Psicologia. 2020. (Encontro).
      2. Grupo Prismas: modelos de crítica social ? I Colóquio Conhecimento, Sociedade e Resistências. 2020. (Seminário).
      3. Psicologia Política Crítica - Grupo de pesquisa e extensão PIPA.. 2020. (Encontro).
      4. VIII Simpósio Internacional em Educação e Filosofia - Entre o governo das diferenças e os corpos ingovernáveis: potências das vida na educação.Diferença e preconceito na Educação Especial Inclusiva na infância: o que as pesquisas apontam?. 2019. (Simpósio).
      5. Congresso internacional de Teoria Crítica estado de exceção e Racionalidade na Idade Mídiaídia. A reivindicação do amor na educação da infância ? notas inspiradas no diálogo entre a Teoria Crítica de Adorno e a Psicanálise de Freud. 2018. (Congresso).
      6. Feira Cultural da XXVIII Semana da Educação e Pedagogia UNESP. Ledores: Experiências da voz. 2018. (Feira).
      7. II Jornadas de estudio sobre prensa pedagógica y patrimonio histórico. La prensa pedagógica de escolares y estudinates. Doutrinação da infância no Estado Novo brasileiro: o jornal escolar "Tudo pelo Brasil". 2015. (Congresso).
      8. II Jornadas de estudio sobre prensa pedagógica y patrimonio histórico. La prensa pedagógica de escolares y estudinates. Aspectos da institucionalização da escola no "Jornal de Joinville" (década de 1920). 2015. (Congresso).
      9. Seminario de investigación permanente ?Retos ético-políticos de la biología sintética. 2015. (Seminário).
      10. IX Congresso Internacional de Teoria Crítica: gênese, desdobramentos, apropriações. Corpo e pensamento, mãos para o devaneio - um estudo sobre a trama das artesãs. 2014. (Congresso).
      11. III Seminário Internacional A Teoria Crítica Hoje. 2013. (Seminário).
      12. Seminário Internacional Fazendo Gênero 10 - Desafios atuais dos feminismos.A esfera doméstica da artesã:. 2013. (Seminário).
      13. V Encontro de Psicologia da UFSJ e II Encontro Regional da ABRAPSO de São João del Rei.Diálogos contemporêneoas entre cultura, arte e psicologia. 2010. (Encontro).
      14. VII Congresso Internacional de Teoria Crítica: Natureza, sociedade: crises. Fantasia Exata: uma orientação crítica para a análise dos dados da História Oral. 2010. (Congresso).
      15. Seminário Nacional de Cultura e Extensão Universitária.Narrativas de artesãos: documentos da memória mineira. 2009. (Seminário).
      16. VIII Encontro Regional Sudeste de História Oral - Associação Brasileira de História Oral 2009.Potencialidades da História Oral: reminiscências da experiência narrativa?. 2009. (Encontro).
      17. Semana de Pesquisa, Ensino e Extensão: Visões da Contemporaneidade ? PET/UFSJ.A Falsa Diferenciação, marketing da racionalidade tecnológica no artesanato.. 2007. (Seminário).
      18. XIV Encontro Nacional da ABRAPSO - Diálogos em Psicologia Social: Epistemológicos, Metodológicos, Éticos, Políticos, Estéticos, Políticas Públicas.Reflexões acerca do fazer artesanal: o artesão e a expropriação do mundo do trabalho. 2007. (Encontro).
      19. XV Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal de São João Del-Rei.Arte, Artesanato e Trabalho: um estudo acerca dos limites e das potencialidades do fazer e criar artesanal. 2007. (Seminário).
      20. 15º ENCONTRO REGIONAL ABRAPSO MINAS - OLHARES CONTEMPORÂNEOS: A PSICOLOGIA SOCIAL EM MINAS. Artesanato e formação: revitalização da ?Corporação de Artesãos de Tiradentes? como espaço para contrapor trabalho e arte. 2006. (Congresso).
      21. 15º ENCONTRO REGIONAL ABRAPSO MINAS - OLHARES CONTEMPORÂNEOS: A PSICOLOGIA SOCIAL EM MINAS, 2006, Belo Horizonte. Arte, artesanato e trabalho: um estudo acerca dos limites e das potencialidades de resistência no fazer e criar artesanal.. 2006. (Congresso).
      22. V Congresso de Produção Científica da Universidade Federal de São João Del-Rei ? XIX Semana de Estudos e Divulgação de Pesquisas ? SEDIP, em São João del-Rei. Reflexões acerca do fazer e criar artesanal: contraponto entre arte e trabalho. 2006. (Congresso).
      23. V CONGRESSO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI - XIX SEMANA DE ESTUDOS E DIVULGAÇÃO DE PESQUISAS - SEDIP, 2006. Corporação de Artesãos de Tiradentes: uma possibilidade de compreensão da história do artesanato. 2006. (Congresso).
      24. XIV Seminário de Iniciação Científica da UFOP ? SIC/UFOP. Rastros de Resistência: reflexões sobre arte e artesanato como contraponto à produtividade do mundo do trabalho. 2006. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (4)
      1. Grossi, M. ; BARRETO, L. C. ; SALGADO, Mara. Histórias dos feminismos no Brasil ? Palestra com Prof. Dra Miriam Grossi - Grupo PIPA. 2020. Outro
      2. Carvalho, H. ; BARRETO, L. C. ; SALGADO, Mara. Encontros virtuais - Corpos Interditados: HIV, COVID-19, Gueis e o corpo perigoso. 2020. Outro
      3. MAYORGA, C. ; BARRETO, L. C. ; SALGADO, Mara. Não se nasce feminista, torna-se? ? Palestra com Claudia Mayorga. 2020. Outro
      4. SALGADO, Mara. XXVIII Semana da Educação e Pedagogia. 2018. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (0)



      Data de processamento: 04/03/2021 17:16:02