Lattes UEMG

Mari Lucia Figueiredo

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (1982), Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2019) especialização em Psicologia Cognitiva (UNICEUB) e especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho (UCDB), especialização em Psicologia Jurídica e Neurociências aplicada à aprendizagem (FAVENI) em curso, mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1997) e doutorado em Psicologia Como Profissão e Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2005), Pós doutoranda (FAMERP). Atualmente é -Parecerista Revista Gerenciais (1677-2768) consultor ad hoc da Revista Avaliação Psicológica. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fatores Humanos no Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: organização empresarial, clima criativo, criatividade, gestão de pessoas, professores universitários, avaliação e trabalho em equipe. Professora Universitária e Consultora de Empresa. Professora da Faculdade de Tecnologia de Catanduva - FATEC (2017-2018). Atualmente Professora da Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG campus Frutal. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0288234601150314 (03/01/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Estadual de Minas Gerais, Frutal. Avenida Professor Mário Palmerio, 1001 Universitário 38200000 - Frutal, MG - Brasil Telefone: (34) 34232700 URL da Homepage: www.uemg.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2021-Atual. Os efeitos da menopausa e suas consequencias na vida social
      Descrição: Na vida das mulheres existem marcos concretos e objetivos que sinalizam diferentes fases ou passagens de suas vidas, tais como a menarca, o rompimento do hímen, a última menstruação. São marcos visíveis no corpo físico e cada cultura os investe de sua rubrica. Historicamente, a menopausa ganha um cunho de doença a partir da publicação do livro ?Eternamente Feminina? de autoria Robert Wilson, em 1966. Porém, segundo Ministério da Saúde (2018) as queixas que mais interferem na qualidade de vida da mulher no climatério são as de ordem psicossocial e afetiva, como tristeza, desânimo, cansaço, falta de energia, humor depressivo, ansiedade, irritabilidade, insônia, déficit de atenção, concentração e memória, anedonia e diminuição da libido. Entender o significado e a importância dos valores culturais na vida da mulher, bem como o quanto eles podem vir a determinar um comportamento prejudicial à saúde, torna-se fundamental para o profissional que pretende assistir às necessidades dessa mulher no seu contexto ambiental. Este estudo tem como objetivo identificar os efeitos da menopausa na vida da mulher e suas consequências no cotidiano. Participarão deste estudo 400 mulheres perimenopausa e pós-menopausa natural, residentes nos estados de Minas Gerais e São Paulo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Mari Lucia Figueiredo - Coordenador / Rozaine Aparecida Fontes Tomaz - Integrante / Loyana Christian de Lima Tomaz - Integrante / Lucília Luzia da Silva - Integrante / Leandro Kaetano - Integrante.
      Membro: Mari Lucia Figueiredo.
    2. 2019-Atual. O PROFESSOR REAL E O IDEAL NA VISAO DE ALUNOS DO CURSO SUPERIOR
      Descrição: A pesquisa busca diagnosticar características do professor real e ideal na visão de alunos universitários. Farão parte deste estudo acadêmicos de todos os cursos da UEMG Campus Frutal-MG. Esta pesquisa utilizará dois tipos de metodologia. Na primeira parte participantes serão selecionados de acordo com seu desempenho acadêmico para responder questionário, será feita a análise de conteúdo (método qualitativo,) para categorização das respostas para depois integra-las na escala que será aplicada posteriormente. Assim, num primeiro momento, serão definidas as variáveis que farão parte da escala para medir as características do professor real e ideal na visão de seus alunos. Para esse fim os alunos selecionados responderão três questões abertas. Essas respostas serão categorizadas e farão parte da escala final. Após a pesquisa prévia a escala será construída pelos autores do estudo. Os dados serão analisados de forma agregada, mediante a utilização do programa estatístico. O objetivo geral da pesquisa consiste em diagnosticar características do professor real e ideal na visão de alunos universitários. São objetivos específicos: 1. Identificar as características, comportamentais e atitudes que caracterizam o professor real e ideal na visão dos alunos; 2. Analisar a área mais valorizada pelo aluno no desempenho docente; 3. Propor cursos de capacitação docente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Mari Lucia Figueiredo - Coordenador / Julio Afonso Dutra - Integrante / Guilherme Sales da Silva - Integrante / Guilherme de Moraes Gianfredo - Integrante / Francieli Cristina Silva Moreira - Integrante.
      Membro: Mari Lucia Figueiredo.
    3. 2015-2016. A Escolha do Parceiro Ideal: Valorizacao de Atributos Desejaveis
      Descrição: O projeto se dará por meio de estudo correlacional com medidas de natureza ex post facto, com a participação de aproximadamente 200 pessoas provenientes de São José do Rio Preto/SP., de ambos os sexos, acima de 18 anos e solteiros (nessa categoria estarão os separados, divorciados e viúvos) que estão em busca do seu parceiro ideal. Os atributos de um (a) parceiro (a) ideal serão considerados como variáveis-critério, admitindo como variáveis antecedentes as subfunções valorativas básicas. Serão utilizados os seguintes instrumentos: A escala de atributos desejáveis do parceiro ideal (EADPI), construída e validada por Gouveia (et al., 2014), para o contexto brasileiro. Questionário dos Valores Básicos (QVB), elaborado em língua portuguesa, com 18 itens que avaliam as 6 subfunções valorativas descritas por Gouveia (et al., 2008), que são: experimentação; realização; existência; suprapessoal; interativa; e, normativa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mari Lucia Figueiredo - Coordenador / Cleber P. P. Magalhães - Integrante.
      Membro: Mari Lucia Figueiredo.
    4. 2015-2016. Competitividade organizacional: um estudo das relacoes entre satisfacao e desempenho dos trabalhadores
      Descrição: Projeto de Pesquisa intitulado como ?Competitividade organizacional: um estudo das relações entre satisfação e desempenho dos trabalhadores?. Se dará por meio de estudo correlacional com medidas de natureza ex post facto. A amostra será composta por 200 trabalhadores de várias funções e ambos os sexos, de empresas privadas situadas no interior de São Paulo. Serão aplicados individualmente, os seguintes instrumentos: a) Medida de Auto-Avaliação de Desempenho no Trabalho: construída e validada por Coelho Jr, Borges Andrade, Seidl Pereira, 2010. Escala de Satisfação no Trabalho - EST: construída e validada originalmente por Siqueira (1985) e revalidada em estudo por Coelho Junior Moura (2008).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Mari Lucia Figueiredo - Coordenador / Cleber P. P. Magalhães - Integrante / Cristiane Françoise Pereira dos Santos - Integrante / Ana Joyce Neves da Silva - Integrante / Natalia Gonçalves de Oliveira - Integrante.
      Membro: Mari Lucia Figueiredo.
    5. 2014-Atual. A relacao entre orgulho e autoestima de jovens universitarios
      Descrição: O projeto de pesquisa com o título ?A relação entre orgulho e autoestima de jovens universitários?, com o objetivo diagnosticar a relação entre orgulho e autoestima em jovens universitários de instituições privadas. Consideram a definição de Laskoski et al (2013), em que orgulho se relaciona a sentimentos de alegria e prazer ao cumprir uma ação e os consequentes pensamentos decorrentes da realização de uma atividade em que se acredita ter tido sucesso; em que o orgulho é a consequência de uma avaliação bem sucedida de uma ação específica e de Stoeber, Harris e Moon (2007), como uma associação avaliativa positiva do self e se correlacionando com a autoestima e bem estar positivo. A metodologia consta de aplicação, dos seguintes instrumentos: 1.Escala de Orgulho (EO): construída e validada por Laskoski, et al. (2013); 2. Escala de Autoestima de Rosenberg (EAR): a escala foi adaptada para o português por Hutz (2000) e posteriormente validada e normatizada por Hutz e Zanon (2011). Os participantes serão compostos de universitários de ambos os sexos, situadas no interior de São Paulo. Quanto à idade, curso e série serão categorizados posteriormente. Para a análise dos dados, serão calculadas médias e desvio-padrão das escalas e as correlações entre as escalas. Para verificação das diferenças entre sexo e faixa etária será realizada uma análise de variância univariada (ANOVA). Além das estatísticas descritas, serão realizadas o Teste t de Student, para avaliar o poder discriminativo dos itens; e correlações item-total corrigidas para verificar a homogeneidade dos itens.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Mari Lucia Figueiredo - Coordenador / Cleber Magalhães - Integrante / Marcelo Aguiar - Integrante.
      Membro: Mari Lucia Figueiredo.
    6. 2004-2004. Validacao de escala para diagnostico do clima criativo nas organizacoes educacionais e empresariais
      Descrição: Validação da escala (Brasil) com uma amostra de 500 pessoas. Escala de autoria do sueco Ekvall Goran, contendo 50 itens e 10 variáveis.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Mari Lucia Figueiredo - Coordenador / Cintia Rodrigues da Sila - Integrante / Fernando Macedo Magalhães - Integrante / Eliseu Marcelo da Costa - Integrante / Ieda Cardoso Rodrigues - Integrante / Maraize Aparecida Zorlon Dias - Integrante. Financiador(es): Fundação Educacional de Fernandópolis - Cooperação.
      Membro: Mari Lucia Figueiredo.
    7. 2000-2000. Validacao de escala para diagnostico do clima criativo nas organizacoes educacionais e empresariais
      Descrição: Validação da escala de autoria do sueco Ekvall Goran. A escala é composta por 10 variáveis com 5 itens cada perfazendo um total de 50 itens. Composição da amostra 1000 participantes de ambos os sexos de organizações públicas e privadas.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mari Lucia Figueiredo - Coordenador / Solange Múglia Wechesler - Integrante / Adalberto Nobiato Crespo - Integrante. Financiador(es): Universidade São Francisco - Itatiba - Auxílio financeiro.
      Membro: Mari Lucia Figueiredo.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Professora homenageada - Curso de Administração, FACMIL- Uniesp São José do Rio Preto.. 2016.
      Membro: Mari Lucia Figueiredo.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (18)
    1. Trabalho Educativo vinculado a EMCAa.Vetor Aedes Aegypti. 2017. (Outra).
    2. VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e IX Congresso Iberoamericano de Dianóstico y evalución psicológica. CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE CLIMA PARA CRIATIVIDADE NAS ORGANIZAÇÕES EMPRESARIAIS. 2013. (Congresso).
    3. Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM.Prova - chefe de sala. 2012. (Outra).
    4. 30 anos do Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho.Variáveis psicossociais da aprendizagem e sucesso escolar. 2005. (Seminário).
    5. II Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica.Criatividade na Seleção e Orientação Profissional. 2005. (Outra).
    6. Capacitação Docente.Estratégias de Ensino para a Docência Universitária. 1999. (Encontro).
    7. Criatividade.Desenvolvimento da criatiividade corporal. 1999. (Oficina).
    8. Criatividade Organizacional.O lúdico no desenvolvimento organizacional. 1999. (Oficina).
    9. Avaliação Psicológica.II Seminário de avaliação psicológica. 1998. (Seminário).
    10. I Jornada de Psicologia Aplicada.Experiência de Estágios em Psicologia Aplicada. 1998. (Outra).
    11. Semana de Estudos.O desenho da figura humana como medida da avaliação do desenvolvimento cognitivo. 1998. (Encontro).
    12. Escola de inverno.Plenitude humana: aperfeiçoamento pessoal e gerencial holístico. 1997. (Outra).
    13. Seminário.Educação Escolar e Saúde Psicológica. 1996. (Seminário).
    14. Seminário.Estratégia para ação criativa. 1996. (Seminário).
    15. Mini-curso.Adolescência e contexto. 1995. (Outra).
    16. Mini-curso.Medidas em avaliação da inteligência inffantil: pesquisa e prática. 1995. (Outra).
    17. Mini-curso.Construção de escala psicológica. 1995. (Outra).
    18. Primeiro Encontro de Psicologia.O psicólogo na sociedade de consumo/Utilização do método de Rorschach para fins de seleção/O psicólogo na empresa atual/Medicima psicossomática/Psicomotricidade/Criatividade/Visão Humanista da Psicologia/Psicodança/Grupos de sensibilização e introdução a análise transacional. 1978. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (4)
    1. FIGUEIREDO, M. L.; Pimentel, F. R. ; MAGALHAES, C.. VI Semana Acadêmica de Administração- Gestão, Inovação e Sustentabilidade: a administração como apoio fundamental. 2016. Outro
    2. CRESPO, M. L. F.. Semana de Estudos Psicologia: Profissão, ciência, sociedade e cultura. 2004. (Outro).. . 0.
    3. CRESPO, M. L. F.; CAMPOS, K. C. L.. III Mostra de Estágios. 2002. Exposição
    4. CRESPO, M. L. F.; CAMPOS, K. C. L.. Mostra de Estágios- Psicologia Organizacional. 2000. Exposição

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:05