Lattes UEMG

Eliana Aparecida Panarelli

Licenciada em Ciências Biológicas, Mestre e Doutora em Ciências Biológicas (Área de Concentração: Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, pós-doutorado com pesquisa em ecologia de Cladocera em planícies de inundação, realizado no "The Murray-Darling Freshwater Research Centre"/ La Trobe University (Victoria/ Austrália). Foi professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, no período de março/ 2005 a dezembro/2008 e atualmente é professora da Universidade do Estado de Minas Gerais. Tem experiência na área de Zoologia e Ecologia, com ênfase em Limnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: taxonomia de Cladocera, ecologia de invertebrados aquáticos e ecologia de ecossistemas de água doce (rios, lagoas marginais e reservatórios). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0232834120887510 (19/02/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Campus de Frutal. Rua Professor Mario Palmério Bairro Universitáio 38200000 - Frutal, MG - Brasil Telefone: (34) 34232700 URL da Homepage: www.uemgfrutal.org.br
  • Grande área: Ciências Biológicas
  • Área: Ecologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (18)
    1. 2020-Atual. Avaliacao da comunidade de macroinvertebrados aquaticos em relacao ao uso do solo e integridade fisica de habitat em corregos do Cerrado
      Descrição: O trabalho de avaliação de macroinvertebrados como bioindicadores será realizado em duas etapas: 1) Revisão bibliográfica sistemática sobre o uso de macroinvertebrados como bioindicadores no cerrado, buscando responder a seguinte questão: qual índice de bioindicadores mais adequado para rios de baixa ordem no cerrado; 2) Avaliação de rios de baixa ordem com o índice selecionado na revisão, buscando responder: qual a condição dos rios de baixa ordem da bacia do rio Turvo de acordo com a comunidade de macroinvertebrados presentes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Eliana Aparecida Panarelli - Coordenador / Mirela Naves Barbosa - Integrante.
      Membro: Eliana Aparecida Panarelli.
    2. 2020-Atual. Anomalias em Bosmina freyi indicando toxicidade em sistemas aquaticos urbano, Frutal (MG)
      Descrição: O projeto consiste em trabalho realizado em parceria com o CODEMA e a Secretaria de Meio Ambiente de Frutal do município de Frutal, para realização de análises voltadas para investigação de poluentes com potencial tóxico em água e sedimento. O estudo foi aprovado em reunião do conselho em 10 de novembro de 2020. As análises de sedimento e água são recomendadas após detecção de anomalias severas na antena 1 de microcrustáceo aquáticos, Bosmina frey (Cladocera, Branchiopoda), indicando toxicidade no ambiente estudado pelo mestrando Heytor Lemos Martins (orientado pelo Professor Dr. Rodrigo Ney Millan). As análises serão realizadas nos reservatórios em estudo e em dois locais a jusante dos reservatórios: no córrego Vertente Grande antes da confluência das águas vindas dos reservatórios e no local de captação para abastecimento público, realizada em período de estiagem severa. Este estudo pretende nortear ações de manejo de recuros hídricos e está vinculado ao projeto de Mestrado de Heytor Lemos Martins (orientado por Rodrigo Ney Millan) "Vereda transformada em sistemas de reservatórios urbanos: aspectos físicos, químicos e biológicos, Parque dos Lagos, município de Frutal (MG)" e ao projeto "Biodiversidade de invertebrados: taxonomia, relação com as variáveis limnológicas e influência dos sistemas adjacentes sobre as comunidades aquáticas".. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Eliana Aparecida Panarelli - Coordenador / Rodrigo Millan - Integrante / MONICA DE SOUSA ALVES - Integrante / Heytor Lemos Martins - Integrante.
      Membro: Eliana Aparecida Panarelli.
    3. 2019-Atual. Recursos Naturais pelo olhar de criancas, jovens e adultos do acampamento Beira Rio (Fronteira, MG).
      Descrição: Os recursos naturais são essenciais para a subsistência e fonte de renda para a agricultura familiar. Assim, acreditamos que o tema ?recursos naturais? está carregado de conteúdo socioambiental significativo para as(os) agricultor(as) do acampamento Beira Rio (Fronteira, MG). Como objetivo principal desse estudo pretendemos levantar informações sobre os saberes das(os) agricultoras(es) de diferentes faixas etárias sobre o tema ?recursos naturais? neste local. Esse levantamento será feito com a utilização de entrevistas semiestruturadas, seguida por análise de conteúdo. Os resultados poderão dar suporte para futuras práticas Agroecológicas e Educação Ambiental no acampamento Beira Rio, além de produzir conhecimento teórico para essas duas áreas de conhecimento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Eliana Aparecida Panarelli - Coordenador / Luiz Antônio Feliciano - Integrante / Larize Alves MIRANDA - Integrante / Júlio César Rocha Conceição - Integrante.
      Membro: Eliana Aparecida Panarelli.
    4. 2019-Atual. Vereda transformada em sistemas de reservatorios urbanos: aspectos fisicos, quimicos e biologicos, Parque dos Lagos, municipio de Frutal (MG).
      Descrição: Os reservatórios rasos urbanos existentes no Parque dos Lagos, município de Frutal, foram construído em rio de primeira ordem, transformando área alagável de vereda em sistemas de reservatórios. O presente estudo pretende compreender a variação da comunidade de microinvertebrados aquáticos através do monitoramento de variáveis físicas, químicas e biológicas da água.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Eliana Aparecida Panarelli - Integrante / Rodrigo Millan - Coordenador / Heytor Lemos Martins - Integrante.
      Membro: Eliana Aparecida Panarelli.
    5. 2018-2020. Sistemas agroecologicos: o caminho para recuperacao e conservacao dos recursos hidricos
      Descrição: Este estudo trata-se de revisão bibliográfica com o objetivo principal de organizar o conhecimento já produzido sobre a relação da agroecologia com a utilização, conservação e recuperação dos recursos hídricos e avaliar como a agricultura familiar pode contribuir para reverter a degradação dos recursos hídricos. Como se trata de assunto que relaciona diversas áreas do conhecimento, tais como: ecologia, políticas públicas, gestão ambiental, legislação ambiental, entre outras. Outro objetivo deste estudo será verificar quais as principais áreas de produção do conhecimento estão contribuindo para o fortalecendo da Agroecologia como ciência multidisciplinar que busca a real atuação na sociedade. A busca para coleta de dados está sendo realiza nas seguintes bases de dados: Google Acadêmico, Scielo e Science Direct, com utilização das seguintes palavras-chave: ?recursos hídricos?, ?sistemas agroecológicos?, ?agricultura familiar?. Os dados serão sendo agrupados de acordo com suas semelhanças e objetivos especificados acima para a realização da análise e interpretação desses dados, seguido da redação do trabalho. O produto inicial desse estudo será o trabalho de conclusão de curso em especialização em Agroecologia do Cerrado e posteriormente os dados serão organizados para publicação em periódico voltado para temas agroecológicos. Para o ano de 2020 será considerado principalmente o trabalho pós defesa de monografia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eliana Aparecida Panarelli - Coordenador / Paola Verssuti Peixoto - Integrante.
      Membro: Eliana Aparecida Panarelli.
    6. 2018-Atual. Biodiversidade de invertebrados: taxonomia, relacao com as variaveis limnologicas e influencia dos sistemas adjacentes sobre as comunidades aquaticas.
      Descrição: As comunidades aquáticas possuem importante papel no equilíbio de sistemas hídricos. Populações flutuam ou têm sua permanência condicionada pelas condições físicas e químicas da água. Já as caracterísiticas abióticas dos ambientes aquáticos estão intimamente relacionadas com a dinâmica natural e antrópica, envolvendo respostas às alterações nos sistemas adjacentes, considerando as interfaces sedimento/água, terra/água e ar/água. De acordo com as relações citadas acima, o entendimento sobre a biodiversidade de invertebrados aquáticos, insere-se na visão sistêmica que envolve investigações sobre as associações entre o ambiente abiótico com as assembléias de invertebrados aquáticos. Os organismos podem fornecer informações sobre a qualidade dos sistemas aquáticos, com diferentes respostas que envolvem desde atributos de comunidade até variações morfológicas em grupos de indivíduos dentro de populações, neste caso sendo necessário o conhecimento sobre estrutura morfológica das espécies. O presente projeto pretende analisar informações geradas em variadas escalas espaciais e diferentes focos de pesquisas, envolvendo trabalhos que relacionam os ecossistemas aquáticos com o uso da terra (em ambientes natural, rural e urbano); estrutura e dinâmica de comunidade aquática; variações populacionais de formas ativas e dormentes de Cladocera (avaliação de banco de ovos de resistência), incluindo conhecimento taxonômico e variações morfológicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Eliana Aparecida Panarelli - Coordenador / Heytor Lemos Martins - Integrante / Rodrigo Ney Millan - Integrante / Mirela Naves Barbosa - Integrante / Maria Giulia Carrino - Integrante.
      Membro: Eliana Aparecida Panarelli.
    7. 2017-2020. Banco de ovos de resistencia de Cladocera em lagoas temporarias e permanentes.
      Descrição: Ecossistemas de planície de inundação possuem grande biodiversidade e produção biológica, a conservação dessas áreas é essencial para o desenvolvimento sustentável. O entendimento sobre a dinâmica das comunidades que vivem nas áreas alagáveis é essencial para o correto manejo da regulação dos recursos hídricos. Cladóceros são microcrustáceos que alimentam várias espécies de vertebrados e invertebrados aquáticos, consequentemente, as suas respostas às alterações ambientais influenciam a estrutura da trama alimentar das planícies de inundação. Durante estresse ambiental, os cladóceros produzem ovos de resistência que permitem sua sobrevivência em forma dormente e o crescimento populacional retorna após o estabelecimento de condições favoráveis. O objetivo deste estudo foi comparar a estrutura de bancos de ovos de resistência de cladóceros entre lagoas temporárias e permanentes. Além disso, foi comparada a riqueza entre as assembleias dormentes no sedimento e ativas na coluna d?água. Nós testamos as seguintes hipóteses: 1) bancos de ovos de lagoas temporárias apresentam maior diversidade, abundância de ovos (viáveis e inviáveis) em comparação com os bancos de ovos de lagoas permanentes e 2) A comunidade da coluna d?água é um subconjunto da comunidade contida no banco de ovos dormentes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eliana Aparecida Panarelli - Integrante / Daryl Nielsen - Coordenador / Aleicia Holland - Integrante.
      Membro: Eliana Aparecida Panarelli.
    8. 2016-2019. Estudo de caso de propriedades com producao agroecologica e convencional.
      Descrição: O estudo teve como objetivo realizar a comparação entre a produção em sistemas de produção convencional e agroecológico, em duas propriedades de agricultura familiar. Os dados foram obtidos com entrevistas estruturadas aplicadas nas duas propriedades e avaliação da produção em termos de energia e características nutricionais. Foi verificado que mesmo com menor entrada de subsídios energéticos, a produtividade agroecológica é superior em kcal. ha-1 e mais diversificada em termos de diversidade nutricional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eliana Aparecida Panarelli - Coordenador / Raíssa Caroline Lucas Adão Ita - Integrante.
      Membro: Eliana Aparecida Panarelli.
    9. 2015-2017. Analise Socioambiental da Bacia do Corrego Olaria, Garimpo do Bandeira, Frutal (MG)
      Descrição: O presente estudo representa o primeiro levantamento de dados no povoado do Garimpo do Bandeira. Este está sendo realizado por alunos da disciplina de Análise Ambiental e bolsistas do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade Frutal. O povoado do Garimpo do Bandeira foi formado pela chegada de garimpeiros que exploraram diamantes entre os anos de 1947 e 2008, atualmente a exploração está embargada e a população sobrevive de forma precária quanto à obtenção de renda, serviços públicos, transporte e equipamentos de infraestrutura urbana. Os resultados deste estudo poderão ser úteis como diagnóstico de situação voltado ao planejamento ambiental a ser utilizado pelos gestores municipais, como também poderão servir como ferramenta para a comunidade do Garimpo Bandeira conhecer melhor a realidade coletiva do local e reivindicar seus direitos junto à administração do município. (O presente estudo busca adequar a área de formação do orientador às necessidades em pesquisa da ciência Geográfica, do qual os orientados fazem parte).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Eliana Aparecida Panarelli - Coordenador / Marcela Salci Tomazette - Integrante / Vitor Borges Carneiro de Oliveira - Integrante / Gustavo Mariano da Costa - Integrante / Israel Zambadi Caputo Junior - Integrante / Luana de Pádua Soares e Figueiredo - Integrante.
      Membro: Eliana Aparecida Panarelli.
    10. 2015-2017. Influencia da predacao e das caracteristicas fisicas locais na estrutura de grupos funcionais e de relacoes troficas planctonicas em areas umidas
      Descrição: O objetivo deste projeto é avaliar como a predação e as características físicas locais, proporcionada por pulsos de inundação, irão afetar a estrutura funcional das assembleias planctônicas e as relações tróficas em lagoas marginais situadas em área úmida. A hipótese é de que os pulsos de inundação, por permitirem conectividade entre o rio e os sistemas adjacentes, irão proporcionar a troca de biota e mudanças das variáveis abióticas da água, o que pode modificar a estrutura funcional da comunidade zooplanctônica e alterar as relações tróficas das comunidades que ocupam as lagoas marginais. Para avaliar se a conexão com o rio afeta a diversidade funcional zooplanctônica, os grupos funcionais do zooplâncton serão comparados entre as comunidades de lagoas marginais e comunidades de açudes, que se diferenciam das lagoas por apresentarem maior estabilidade hidrológica. Com o objetivo de verificar se os pulsos de inundação afetam a estrutura trófica, serão caracterizadas as relações alimentares planctônicas das lagoas marginais, em dois períodos distintos: o de seca, onde não há conexão das lagoas com o rio e o de cheia, onde os pulsos de inundação proporcionam a conexão das lagoas com o rio. As lagoas estão localizadas na planície de inundação do rio Turvo. Serão realizadas coletas da comunidade de zooplâncton e peixes, onde as relações tróficas serão avaliadas por meio da análise do conteúdo estomacal. Para a caracterização do ambiente, serão avaliados dados sobre as condições físicas e químicas da água: profundidade, temperatura, pH, condutividade e OD, clorofila-a e nutrientes. Com o intuito de verificar a influência direta da predação por peixes e por invertebrados planctônicos sobre a estrutura das comunidades zooplanctônicas, experimento in situ será realizado, com a instalação de mesocosmos com três diferentes tratamentos: 1. apenas a comunidade zooplanctônica; 2. comunidade zooplanctônica e macrófitas; 3. comunidade zooplanctônica e peixes. Estes resultados auxiliarão a responder questões mais específicas sobre as estruturas populacionais, tais como, a estrutura de tamanho e trófica. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eliana Aparecida Panarelli - Integrante / Roul Henry - Integrante / Maria Stela Maioli Castilho Noll - Coordenador / Ciro Yoshio Joko - Integrante / Gilmar Perbiche Neves - Integrante.
      Membro: Eliana Aparecida Panarelli.
    11. 2014-2017. Influencia do uso do solo sobre a qualidade da agua e a biodiversidade aquatica em veredas da rigiao do Triangulo Mineiro
      Descrição: O presente estudo pretende integrar as áreas de conhecimento em Geografia e Ecologia, envolvendo o componente terrestre e aquático das regiões de veredas, visando melhor compreensão da dinâmica destes sistemas e dos fatores decorrentes do intenso uso do solo que introduzem distúrbios para o seu funcionamento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Eliana Aparecida Panarelli - Coordenador / Thiago Torres Costa Pereira - Integrante / Cristiane Azevedo de Freitas Barros - Integrante.
      Membro: Eliana Aparecida Panarelli.
    12. 2014-2015. Influencia do uso do solo sobre a qualidade da agua e a biodiversidade aquatica em veredas da regiao do Triangulo Mineiro
      Descrição: Considerando que os trabalhos realizados sobre veredas até o momento enfocam ou a estrutura biológica, ou a estrutura física do sistema e, mesmo quando abordam questões relacionadas aos impactos antrópicos sobre veredas, são raros os dados integradores de informação ecológica e geográfica em uma mesma investigação. O presente estudo pretende integrar as áreas de conhecimento em Geografia e Ecologia, envolvendo o componente terrestre e aquático das regiões de veredas, visando melhor compreensão da dinâmica destes sistemas e dos fatores decorrentes do intenso uso do solo que introduzem distúrbios para o seu funcionamento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Eliana Aparecida Panarelli - Coordenador / Leandro de Souza Pinheiro - Integrante / Cristiane Freitas de Azevedo Barros - Integrante / Thiago Torres Costa Pereira - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Eliana Aparecida Panarelli.
    13. 2011-2015. Biodiversidade de Chydoridae (Branchiopoda: Cladocera) em Campos Rupestres.
      Descrição: Este é um projeto complementar ao projeto ?Biodiversidade de microcrustáceos de água doce em Campos Rupestres? e pretende gerar informações sobre a biodiversidade da fauna de Chydoridae em corpos d água localizados em Campos Rupestres. Além do levantamento da biodiversidade de formas ativas, este estudo avalia a presença de formas resistentes em ambientes aquáticos temporários, identificando ovos de resistência e características de quebra de dormência das populações de Chydoridae.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Eliana Aparecida Panarelli - Coordenador / et al - Integrante / Carlos Rocha - Integrante / Daniel Previatelli - Integrante / Helen Adriane Kawamura - Integrante.
      Membro: Eliana Aparecida Panarelli.
    14. 2010-2014. Biodiversidade de microcrustaceos de agua doce em Campos Rupestres
      Descrição: Projeto do programa SISBIOTA - Pesquisa em Redes Temáticas para ampliação do conhecimento sobre a biota, o papel funcional, uso e conservação da Biodiversidade Brasileira, com o objetivo de realizar o estudo da biodiversidade de microcrustáceos de água doce em Campos Rupestres, buscar explicações ecológicas e biogeográficas para sua distribuição e levantar áreas de interesse na preservação e recuperação ambiental, realizando também a divulgação dos resultados para população dos locais estudados (projeto contemplado pelo Edital nº 47/2010 - Chamada 2 - Pesquisa em Redes Temáticas para ampliação do conhecimento sobre a biota, o papel funcional, uso e conservação da Biodiversidade Brasileira).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eliana Aparecida Panarelli - Integrante / outros - Integrante / Carlos Rocha - Coordenador / Daniel Previatelli - Integrante / Paulo Corgosinho - Integrante / Ricardo Motta Pinto-Coelho - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Eliana Aparecida Panarelli.
    15. 2005-2008. Estudo do zooplancton em um trecho do rio Taquari e em tres de suas lagoas marginais, municipio de Coxim, Bacia Hidrografica do Taquari (MS)
      Descrição: Projeto vinculado ao processo FUNDECT nº 41/100.066/2004, de 02/08/2004 a 02/08/2006. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Eliana Aparecida Panarelli - Coordenador / Patricia Alves da Silva - Integrante / Luciane Cardias - Integrante / Adriana Maria Güntzel - Integrante / Andréia de Souza Pessoa Mattos - Integrante. Financiador(es): Pró Reitoria de Pesquisa Uems - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2
      Membro: Eliana Aparecida Panarelli.
    16. 2000-2004. Flutuacoes mensais da comunidade zooplanctonica e dinamica das populacoes de Cladocera em tres lagoas marginais, na regiao de transicao: Rio Paranapanema - Represa de Jurumirim
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eliana Aparecida Panarelli - Integrante / Raoul Henry - Coordenador.
      Membro: Eliana Aparecida Panarelli.
    17. 1997-1999. Flutuacoes de curto prazo das populacoes zooplanctonicas na represa de Jurumirim (zona da Barragem) Rio Paranapanema, SP.
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eliana Aparecida Panarelli - Integrante / Marcos Gomes Nogueira - Integrante / Raoul Henry - Coordenador.
      Membro: Eliana Aparecida Panarelli.
    18. 1993-1994. Distribuicao vertical das variaveis fisico-quimicas e das populacoes zooplanctonicas no periodo de 24 horas na represa de Jurumirim (rio Paranapanema - SP)
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eliana Aparecida Panarelli - Integrante / Marcos Gomes Nogueira - Coordenador / Raoul Henry - Integrante.
      Membro: Eliana Aparecida Panarelli.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (29)
      1. 21º Seminário de Pesquisa e Extensão - UEMG - Polo Triângulo Mineir.Coleção Zoológica de Metazoários de Ecossistemas de Águas Continentais: a Universidade Compartilhando Saberes com o Ensino Fundamental. 2019. (Seminário).
      2. 21º Seminário de Pesquisa e Extensão - UEMG - Polo Triângulo Mineiro.Recursos Naturais Pelo Olhar de Crianças, Jovens e Adultos do Acampamento Beira Rio. 2019. (Seminário).
      3. 2º Congresso Ibero-americano de Limnologia. BANCOS DE OVOS DE RESISTÊNCIA DE CLADOCERA EM LAGOAS TEMPORÁRIAS E PERMANENTES. 2019. (Congresso).
      4. XVII Congresso Brasileiro de Limnologia. Bancos de Ovos de Resistência de Cladocera em Lagoas Temporárias e Permanentes. 2019. (Congresso).
      5. 1ª Feira da reforma agrária de Frutal e região. CSA - Comunidade que sustenta a agricultura como alternativa na comercialização de produtos orgânicos.. 2018. (Feira).
      6. I Jornada de Estudos Interdisciplinares "Diálogos entre Escola e Universidade".Diversidade Cultural: vivências de uma pesquisadora brasileira na Austrália.. 2018. (Outra).
      7. 10th Symposium on Cladocera.Spatial distribution of Cladocera in Brazilian rocky fields. 2014. (Simpósio).
      8. Workshop de Criação de Núcleos Temáticos.Ecohidrologia. 2013. (Seminário).
      9. 9th Symposium on Cladocera.Cladoceran assemblages in three oxbow lakes with differenced inputs of the Taquari River, an important river of the Pantanal, Mato Grosso do Sul State, Brazil. 2011. (Simpósio).
      10. XIII Congresso Brasileiro de Limnologia. Zooplâncton na planície de inundação do rio Taquari, Bacia do Alto Rio Paraguai, região de transição entre planalto e planície pantaneira, Mato Grosso do Sul.. 2011. (Congresso).
      11. 12º Seminário de Iniciação Científica e Extensão da UEMG.Avaliação de trabalhos apresentados no seminário. 2010. (Seminário).
      12. 1º Fórum para o desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Baixo Rio Grande GD8.-. 2009. (Outra).
      13. I Congresso Brasileiro de Plâncton. 2007. (Simpósio).
      14. Plankton Symposium IV. 2007. (Simpósio).
      15. Ecologia de Reservatórios: limnologia de reservatórios porfundos.Avaliação das assembléias zooplanctônicas nos períodos de enchimento do reservatório de Porto Primavera (SP/MS). 2006. (Simpósio).
      16. Ecologia de reservatórios: impactos potenciais, ações de manejo e sistemas em cascata.Avaliação das assembléias zooplanctônicas nos períodos de enchimento do reservatório de Porto Primavera (SP/MS).. 2004. (Simpósio).
      17. IX Congresso Brasileiro de Limnologia. IX Congresso Brasileiro de Limnologia. 2003. (Congresso).
      18. VI Congresso de Ecologia do Brasil. VI Congresso de Ecologia do Brasil. 2003. (Congresso).
      19. Workshop da Pós-Graduação em ciências Biológicas.Comunidade Zooplanctônica ao longo do gradiente longitudinal rio-reservatório. 2002. (Outra).
      20. I Workshop de Pós-Graduandos em Ciências Biológicas - Área de Concentração : Zoologia.Limnologia. 2001. (Outra).
      21. Simpósio: Ecótonos nas interfaces dos ecossistemas aquáticos.. A comunidade zooplanctônica ao longo de gradientes longitudinais no rio Paranapanema/represa de Jurumirim (São Paulo, Brasil). 2001. (Congresso).
      22. VIII Congresso Brasileiro de Limnologia. VIII Congresso Brasileiro de Limnologia. 2001. (Congresso).
      23. 7th international conference on copepoda. 7th International Conference on Copepoda. 1999. (Congresso).
      24. Ciclo de Palestras do Departamento de Zoologia.Flutuações de curto prazo das populações zooplanctônicas na represa de Jurumirim (zona da barragem), rio Paranapanema, São Paulo.. 1998. (Outra).
      25. Ecologia de reservatórios: estrutura, função e aspectos sociais.Simpósio: Ecologia de reservatórios: estrutura, função e aspectos sociais.. 1998. (Simpósio).
      26. XXII Congresso Brasileiro de Zoologia. XXII Congresso Brasileiro de Zoologia. 1998. (Congresso).
      27. VI Congresso Brasileiro de Limnologia. VI Congresso Brasileiro de Limnologia. 1997. (Congresso).
      28. II Fórum de Educação Ambiental. 1994. (Congresso).
      29. 2o Congresso Nacional sobre Essências Nativas. 1992. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (7)
      1. CASTANHEIRA, K. N. L. ; CONRADO, D. B. ; PANARELLI, E. A.. 4ª Semana UEMG "Diversidade e Afrodescendência: mediações, interações e (re)conhecimento". 2015. Outro
      2. Angelo, G.A. ; Martins, E. da S. ; GONÇALVES, A. V. M. ; PINHEIRO, L. de S. ; PANARELLI, E. A. ; OUTROS,. 1º Encontro de Ciênicas Tecnológicas e Geografia da UEMG. 2010. Congresso
      3. Angelo, G.A. ; Martinez, A.V.G. ; Pinheiro, L. ; PANARELLI, E. A.. 1º Encontro de Geografia. 2009. Congresso
      4. PANARELLI, E. A.. Ecologia de Reservatórios: Impactos potenciais, ações de manejo e sistemas em cascata. 2004. (Congresso).. . 0.
      5. PANARELLI, E. A.. Ecologia de reservatórios: estrutura, função e aspectos sociais. 1998. (Congresso).. . 0.
      6. PANARELLI, E. A.. Encontro de Professores de Ciências e Biologia: o papel atual da psicologia da educação. 1994. (Outro).. . 0.
      7. PANARELLI, E. A.. Semana da Biologia. 1991. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (5)
      • Eliana Aparecida Panarelli ⇔ Cristiane Freitas de Azevedo Barros (6.0)
        1. Mata, J. F. ; Bianco, S. ; FERREIRA, J. H. S. ; Panarelli, E.A. ; BARROS, C. F. A.. Fitossociologia de plantas daninhas na cultura de cana de açúcar cultivada sob dois tipos de manejo de colheita.. INVESTIGAÇÃO. v. 15, p. 129-135, issn: 2177-4080, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. BARROS, C. F. A. ; FUJITA, A. T. ; PANARELLI, E. A. ; Previattelli, D. ; Rocha, C. E. F. ; Corgosinho, P.H.C.. Caracterização limnológica e fitoplanctônica da Lagoa Azul, Parque Estadual ad Serra do Cabral, MG. Em: XV Congresso Brasileiro de Limnologia: perspectivas evolutivas, 2015, Maringá (PR). XV Congresso Brasileiro de Limnologia: perspectivas evolutivas, v. 1, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. Panarelli, E.A. ; LOUREIRO, L. A. E. M. ; PREVIATTELLI, D. ; CORGOSINHO, P. H. C. ; BARROS, C. F. A. ; ROCHA, C. E. F.. Spatial distribution of Cladocera in Brazilian rocky fields. Em: 10th Symposium on Cladocera, 2014, Lednice. 10th Symposium on Cladocera. Prague: Charles University, v. 1, p. 82, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. BARROS, C. F. A.; Panarelli, E.A. ; PREVIATTELLI, D. ; CORGOSINHO, P. H. C. ; ROCHA, C. E. F.. Inventário das algas da Lagoa Azul (Chapada dos Guimarães, MT) visando suporte ao Ecoturismo. Em: XV Congresso Brasileiro de Ficologia, 2014, São Lourenço. Anais do XV Congresso Brasileiro de Ficologia, p. 1, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. PREVIATTELLI, D. ; BARROS, C. F. A. ; Panarelli, E.A. ; Borges, C. N. ; Pessoa, M.O. ; Fujita, A.T. ; CORGOSINHO, P. H. C. ; ROCHA, C. E. F.. APLICABILIDADE DO PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO RÁPIDA PARA CAMPOS RUPESTRES DA SERRA DA CANASTRA, MG, BRASIL (Resumo). Em: XIV Congresso Brasileiro de Limnologia, 2013, Bonito - MS. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Limnologia. Rio Claro- SP: Associação Brasileira de Limnologia, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. ROCHA, C. E. F. ; CORGOSINHO, P. H. ; PREVIATTELLI, D. ; Panarelli, E.A. ; COELHO-BOTELHO, M. J. ; PEREBICHE-NEVES, G. ; LOUREIRO, L. A. E. M. ; PINTO, R. L. ; Pessoa, M.O. ; Fujita, A.T. ; BARROS, C. F. A. ; KAWAMURA, H. ; CHAGAS, R. A. ; MARTINS, V. M. ; TIBURCIO, T. E. ; QUEIROZ, M. M. ; SILVA, V. ; SILVA, F. A.. Microcrustáceos de água doce de campos rupestres do Brasil. Em: VII Congresso Brasileiro sobre Crustáceos, 2012, Belém. CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE CRUSTÁCEOS: programação e resumos. Belém: SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARCINOLOGIA, v. 1, p. 72-72, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Eliana Aparecida Panarelli ⇔ Marcelo Pessoa de Oliveira (3.0)
        1. PREVIATTELLI, D. ; BARROS, C. F. A. ; Panarelli, E.A. ; Borges, C. N. ; Pessoa, M.O. ; Fujita, A.T. ; CORGOSINHO, P. H. C. ; ROCHA, C. E. F.. APLICABILIDADE DO PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO RÁPIDA PARA CAMPOS RUPESTRES DA SERRA DA CANASTRA, MG, BRASIL (Resumo). Em: XIV Congresso Brasileiro de Limnologia, 2013, Bonito - MS. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Limnologia. Rio Claro- SP: Associação Brasileira de Limnologia, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. PREVIATELLI, D. ; BARROS, C. F. A. ; PANARELLI, E. A. ; BORGES, C. N. ; PESSOA, Marcelo ; FUJITA, A. T. ; CORGOSINHO, P. H. C. ; ROCHA, C. E. F.. Aplicabilidade do Protocolo de Avaliação Rápida para Campos Rupestres da Serra da Canastra - MG / Brasil. 2013. Apresentação de Trabalho/Congresso
        3. ROCHA, C. E. F. ; CORGOSINHO, P. H. C. ; PREVIATELLI, D. ; PESSOA, Marcelo ; PANARELLI, E. A. ; AL., E.. Microcrustáceos de Água Doce de Campos Rupestres do Brasil. 2012. Apresentação de Trabalho/Congresso

      • Eliana Aparecida Panarelli ⇔ Jhansley Ferreira da Mata (1.0)
        1. Mata, J. F. ; Bianco, S. ; FERREIRA, J. H. S. ; Panarelli, E.A. ; BARROS, C. F. A.. Fitossociologia de plantas daninhas na cultura de cana de açúcar cultivada sob dois tipos de manejo de colheita.. INVESTIGAÇÃO. v. 15, p. 129-135, issn: 2177-4080, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Eliana Aparecida Panarelli ⇔ Leandro de Souza Pinheiro (1.0)
        1. PINTO PEREIRA, D. G. S. ; PANARELLI, E. A. ; PINHEIRO, L. de S. ; GONÇALVES, A. V. M. ; PEREIRA, L. P.. Área De Preservação Permanente E Reserva Legal: Uma Discussão Geográfica Sobre A Bacia Do Córrego Bebedouro, Frutal (MG). Em: XIV Congresso Brasileiro de Limnologia, 2013, Bonito. XIV Congresso Brasileiro de Limnologia: Águas Brasileiras: conservação, gestão e sustentabilidade, p. 1-1, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Eliana Aparecida Panarelli ⇔ Vanesca Korasaki (1.0)
        1. MARTINS, H. L. ; MILLAN, R. N. ; PANARELLI, E. A. ; KORASAKI, V.. Caracterização de Rotifera em três lagos urbanos conectados. Em: 17° Congresso Nacional do Meio Ambiente, 2020, Poços de Caldas. Anais 17º Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas 2020, v. 12, p. 1-5, 2020.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:05