Lattes UEMG

Mauro Rocha Baptista

possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de São João del Rei (2000), mestrado (2005) e doutorado (2009) em Ciência da Religião / Filosofia da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Desde 2003 é professor vinculado ao Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado de Minas Gerais - Barbacena. Tem experiência nas áreas de Filosofia da Religião, Filosofia Política, Ensino Religioso, Ética e Educação, atuando principalmente na linha tênue entre Filosofia e Literatura com temáticas voltadas para a análise da religiosidade, da política e do messianismo e seus desdobramentos nas concepções de ética e experiência de autores como Franz Kafka, Walter Benjamin e Giorgio Agamben. Atualmente também é professor da rede estadual de educação básica lecionando e pesquisando na área de Ensino Religioso junto à Escola Estadual Adelaide Bias Fortes. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0167910758840756 (05/02/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Estado de Minas Gerais, Campus Barbacena. R. Coronel José Máximo, 200 São Sebastião 36202284 - Barbacena, MG - Brasil Telefone: (32) 33627385 URL da Homepage: http://www.uemg.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Filosofia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (11)
    1. 2021-Atual. O Ensino Religioso nos Planos de Estudos Tutorados dos anos finais do Ensino Fundamental
      Descrição: O Ensino Religioso (ER) já é por si só uma fonte de tensões constantes entre o sagrado intento das religiões e o profanador método do ensino. Em um contexto em que estas tensões estão agravadas na sociedade como um todo, e no discurso político em particular, e diante da impossibilidade da mediação presencial nas aulas, essa tensão tende a se agravar. Neste projeto pretendemos analisar o processo de organização do componente curricular de ER e como ele procura lidar com essa tensão na formalização da legislação e na prática do ensino remoto a partir da realidade das adaptações propostas no estado de Minas Gerais por meio dos Planos de Estudos Tutorados - PETs.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mauro Rocha Baptista - Coordenador.
      Membro: Mauro Rocha Baptista.
    2. 2020-Atual. O guarda da cripta: O drama de Kafka
      Descrição: Investigação acerca dos motivos que levaram Kafka a escrever um único drama, e quais as especificidades deste texto.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mauro Rocha Baptista - Coordenador.
      Membro: Mauro Rocha Baptista.
    3. 2019-2020. Liderancas e Ensino Religioso
      Descrição: Desenvolvimento de uma proposta para o sétimo ano do Ensino Fundamental (2019-atual). Proposta envolvendo lideranças religiosas de diversos segmentos pensadas a partir da diversidade de sua atuação no mundo (o modelo proposto se utiliza da divisão das casas de Hogwards proposta por J.K.Rolwing). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mauro Rocha Baptista - Coordenador.
      Membro: Mauro Rocha Baptista.
    4. 2016-2019. Mitologia e Ensino Religioso
      Descrição: 1ª Fse: Desenvolvimento de uma proposta para o sexto ano do Ensino Fundamental (2016-2019). Proposta envolvendo as diversas narrativas, mitos e ritos; com ênfase nas religiões arcaicas, formação da cultura religiosa. O modelo proposto se utiliza dos textos clássicos: Epopeia de Gilgamesh, Ilíada, Teogonia, Livro dos Mortos, Bíblia, Bhagavad-Gita...; tradições orais: Orixás, indígenas, xamânicas...; e simbologias: pinturas rupestres, ossadas, estatuários.... 2ª Fase: Mitologia de Rick Riordan: Mapeamento e análise da forma como o autor reconte os mitos clássicos. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mauro Rocha Baptista - Coordenador / Talita Ariane da Silva Ferreira - Integrante / DAMODARA KRISHNA DEVI DASI - Integrante / ANTÔNIO VICTOR BISSULE MACIEL - Integrante / LUNA DAMÁSIO BERNARDO DE ASSIS - Integrante. Número de produções C, T A: 5 / Número de orientações: 7
      Membro: Mauro Rocha Baptista.
    5. 2015-2017. Uma Politica para a forma-de-vida a partir de Giorgio Agamben
      Descrição: A pesquisa pretende pensar os desdobramentos do conceito de forma-de-vida de Giorgio Agamben em conceitos como o de inoperância, profanação e messianismo. Atualmente conta com fomento da FAPEMIG através do Programa Primeiros Projetos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Mauro Rocha Baptista - Coordenador.
      Membro: Mauro Rocha Baptista.
    6. 2015-2017. Os ajudantes do Castelo de Franz Kafka
      Descrição: A pesquisa pretende identificar os elementos que permitem relacionar os ajudantes do romance "O castelo" de Franz Kafka com a proposta política do messianismo da forma-de-vida de Giorgio Agamben.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Mauro Rocha Baptista - Coordenador. Número de orientações: 4
      Membro: Mauro Rocha Baptista.
    7. 2013-2016. Politica e messianismo em Giorgio Agamben
      Descrição: O atual projeto tem como objeto de estudo analisar o conceito de política em Giorgio Agamben visando principalmente a três dentre os conceitos marginais de que falamos anteriormente, a saber: o conceito de inoperância como forma de destruição do dispositivo político, o conceito de messianismo com o qual Agamben introduz a possibilidade de se repensar o sentido das leis que nos regem, e o conceito de profano, elogiado como a possibilidade trazer um novo uso para as coisas que foram tomadas pelo sagrado. Os três conceitos interagem entre si na compreensão agambeniana de uma política que pode substituir aos dispositivos que imperam na atualidade, e devem ser compreendidos a partir da revisão agambeniana do método que passa a ser pensado como quête. Na justificativa faremos a exposição da sequência da produção agambeniana acentuando o significado destes três conceitos, na metodologia faremos a exposição pormenorizada da quête enquanto método.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mauro Rocha Baptista - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
      Membro: Mauro Rocha Baptista.
    8. 2010-2013. O Ludico e a educacao: Construcao de um novo estatuto para o uso do ludico na educacao
      Descrição: O problema geral que motiva este projeto não é recente, nem tampouco restrito a uma cultura específica. Encontramos suas bases na irônica afirmação do fisiólogo Heráclito de Éfeso de que ?muita instrução não ensina a ter inteligência? (1978, p. 83), ou seja, no pensamento originário da filosofia ocidental já se encontra a suspeita contra o simples acúmulo de respostas adequadas. Para Heráclito, não basta somar dados quantitativos para que se consiga avaliar criticamente uma situação. Devemos lembrar que este é o mesmo autor que afirma que ?o tempo (aiôn) é criança brincando, jogando; de criança o reinado? (1978, p. 84). Como reinação das crianças, este tempo da eternidade é um jogo, ao qual se acessa, não pelo acúmulo de instruções, mas pelo lúdico brincar da criança. Um lúdico que permite alçar à inteligência, o que não se consegue no simples acúmulo de instruções. A educação não pode ritualizar o jogo, ou seja, ela não pode transformar o jogo em um meio de se ordenar a realidade. O jogo alcança seu patamar de gerador de criticidade porque tem a função inversa ao rito, conforme Agamben: ?brincando, o homem desprende-se do tempo sagrado e o ?esquece? no tempo humano? (2005, p. 85). O jogo deve lançar o homem em seu mundo humano na exata medida em que lhe retira das estruturações sagradas e definitivas. Quando invertemos a proporção e forçamos o jogo a se submeter a regras inquestionáveis, perdemos tanto o jogo quanto as regras ritualísticas. O jogador deve saber que joga, mas não deve saber que sabe. Conhecimento do jogo não pode ser nem sabedoria revelada, nem inteligência severa, precisa ser a humana e sempre incompleta busca (quête). Esta busca a um só tempo possibilita a transformação do sujeito e da realidade. O bom uso desta estrutura na educação possibilita um revigoramento do significado último dessa atividade enquanto formadora de sujeitos críticos e cidadãos e base mestra da transformação revolucionária da realidade social.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (1) . Integrantes: Mauro Rocha Baptista - Coordenador / Rafael Soares de Oliveira - Integrante / Wellington Elias de Jesus - Integrante / Cláudio Guilarduci - Integrante / Alexia Cristina Portes Araújo - Integrante / Renata Viol Ferreira da Silva - Integrante / Bianca Cristina Chagas - Integrante / Elisabeth Gonçalves de Souza - Integrante / Janaína de Assis Rufino - Integrante / Arabela Maperso Moreira - Integrante / Lílian Veiga de Carvalho - Integrante / Carolina Santarosa Pereira - Integrante / Alíona Aparecida Damasceno de Oliveira - Integrante / Vanderlei Procópio - Integrante / Felipe Bastos Mansur da Silva - Integrante / Josemir Medeiros da Silva - Integrante / Daniel Valentim Barros Mansur da Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.Número de orientações: 1
      Membro: Mauro Rocha Baptista.
    9. 2009-2012. Educacao e Humanismo: Enfrentando o paradoxo da educacao com filosofia e literatura
      Descrição: O projeto que ora apresentamos constitui-se do desenvolvimento das possibilidades geradas durante a confecção da tese de doutorado ?As múltiplas religiosidades na literatura de Franz Kafka? defendida em julho de 2009. O projeto ?A religiosidade negativa de Franz Kafka?, desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora, além de gerar esta tese produziu também quatorze planos de trabalho desenvolvidos por bolsistas que visavam à aproximação entre o conteúdo da área de Filosofia da Religião e os problemas próprios da educação. A proposta que motiva este projeto é simples, o que não significa dizer que seja simplória. Simples porque qualquer análise de auto-ajuda pedagógica pode diagnosticar que existe um problema educacional associado à des-humanização da educação. Porém, não podemos nos arriscar nas conclusões simplórias a que estes manuais nos conduzem afirmando que a re-humanização da educação é uma questão de desenvolvimento sentimental por parte do professor. É necessário pensar que tipo de humanização, ou seja, que tipo de humanismo motivaria um revigoramento de nosso desgastado sistema educacional. O novo humanismo que pode revigorar a educação moderna deve impelir os sujeitos a manterem a postura do heróico personagem ?ele? do aforismo kafkiano. Enquanto as duas outras posturas se lançam em uma ação descuidada ?ele? aguarda um descuido das forças opostas para assumir o papel de árbitro de sua própria disputa. A partir da visão deste herói, que ao mesmo tempo em que luta analisa a sua disputa, é que podemos observar o quanto a educação des-humanizada recria o tempo e o espaço humano fazendo com que o sujeito comum abdique de olhar para o futuro e entregue nas mãos dela a chave para a leitura do passado. Somente com este novo humanismo fundado na escolha livre é que o homem pode se tornar sujeito de sua realidade e a educação pode reassumir o seu papel de equilibrar o paradoxo entre seus métodos tradic. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (13) . Integrantes: Mauro Rocha Baptista - Coordenador / Alexia Cristina Portes Araújo - Integrante / Petrônio de Paula Batista Filho - Integrante / Renata Viol Ferreira da Silva - Integrante / Bianca Cristina Chagas - Integrante / Derkian Geraldo Damasceno de Oliveira - Integrante / Lílian Veiga de Carvalho - Integrante / Carolina Santarosa Pereira - Integrante / Alíona Aparecida Damasceno de Oliveira - Integrante / Vanderlei Procópio - Integrante / Suelen Mendes Mendes - Integrante / Núbia Márcia de Sá - Integrante / Luciana de Alvarenga Ferreira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa / Universidade do Estado de Minas Gerais - Remuneração / Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Número de produções C, T A: 9 / Número de orientações: 5
      Membro: Mauro Rocha Baptista.
    10. 2005-2009. A Religiosidade Negativa em Franz Kafka
      Descrição: Este projeto foi uma evolução do projeto apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião como condição de seleção para o Doutorado na área de Filosofia da Religião em julho de 2005. O projeto teve como respaldo financeiro uma bolsa para o pesquisador através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais ? FAPEMIG pelo programa de capacitação de recursos humanos ? PCRH. Além desta bolsa foram aprovadas 5 bolsas PIBIC Júnior, 5 PIBIC/UEMG/FAPEMIG e 2 PIBIC/UEMG/ESTADO e 1 PIBIC/UEMG/CNPq. Além de um auxílio de material de consumo pelo PAPq/UEMG/ESTADO. Teve como objetivo a análise das posturas religiosas presentes no texto O castelo (Das Schloss) de Franz Kafka. Caracterizamos três posturas diferentes, todas elas em vinculação direta com a questão da ideologia. Um primeiro grupo aceita todas as regras emitidas pela instituição permitindo-se ser massacrado pela ideologia dominante. Um segundo grupo de personagens luta angustiadamente contra esta ideologia tentando revelar aos demais o caráter opressor que a instituição exerce sobre eles. A terceira postura não se revela diretamente nos personagens, trata-se de uma interpretação própria da nossa pesquisa. Pretendemos observar os caminhos de humor por trás da história de Kafka e como estes caminhos pretendem desacreditar o valor tanto da ideologia quanto da instituição. No primeiro caso lidamos com a religiosidade institucional, que serve mais à hierarquia que propriamente ao sagrado; no segundo tratamos de uma religiosidade angustiada que pretende encontrar o verdadeiro sagrado questionando a falsidade das regras impostas ideologicamente pela instituição; o último caso retrata a religiosidade negativa que transcende os limites impostos pelo mundo, e usando do humor conquista uma relação mais direta com o objeto sagrado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (12) . Integrantes: Mauro Rocha Baptista - Coordenador / Wellington Elias de Jesus - Integrante / Jardel Lázaro Ferreira Loschi - Integrante / Fernanda Aline Moreira de Oliveira - Integrante / Rosilena Aparecida Damasceno - Integrante / Lucimara Aparecida Gomes - Integrante / Renata Viol Ferreira da Silva - Integrante / Bianca Cristina Chagas - Integrante / Arabela Maperso Moreira - Integrante / Derkian Geraldo Damasceno de Oliveira - Integrante / Carolina Santarosa Pereira - Integrante / Alíona Aparecida Damasceno de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa / Universidade do Estado de Minas Gerais - Remuneração / Universidade do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Universidade do Estado de Minas Gerais - Bolsa. Número de produções C, T A: 36 / Número de orientações: 13
      Membro: Mauro Rocha Baptista.
    11. 2005-2008. Grupo de Estudo e Pesquisa em Etica e Religiao
      Descrição: O grupo se entende como um centro de pesquisa e debate epistemologicamente aberto ao diálogo com as várias disciplinas que podem contribuir para a releitura da identidade humana diante de dois temas inextrincáveis: a religião e a ética. Centrado na abordagem destes dois temas o grupo pretende trabalhar na conscientização transdisciplinar da influência que ambos exercem no processo de educação do sujeito. O pressuposto fundamental que alimenta os debates envolvendo as três linhas de pesquisa do grupo é a necessidade de um constante estudo a respeito destes dois temas que não podem ser puramente concretizados em um conceito final. Todos os conceitos de ética e religião são compostos sobre determinadas bases culturais e, em sua maioria, ferem o desejo de tolerância indispensável para o verdadeiro debate acadêmico. Permitindo a abertura dialógica o grupo pretende manter viva a essência do debate, contudo, conduzindo-se pelo rigor acadêmico tais debates pretendem formar uma consciência crítica que reconheça a diversidade e não que tenha a pretensão de finalizar a discussão. Além das reuniões de debate envolvendo todos os membros, os estudantes, sob a supervisão dos orientadores, organizam um grupo de leitura e debate aberto à toda comunidade acadêmica. Estão ainda programadas, a partir deste ano, a realização anual de um evento interinstitucional, juntamente com a Escola Preparatória de Cadetes do Ar, e a divulgação, via revista eletrônica, das pesquisas desenvolvidas pelos pesquisadores e estudantes do grupo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Mauro Rocha Baptista - Coordenador / Wellington Elias de Jesus - Integrante / Cláudio Guilarduci - Integrante / Helder Rodrigues Pereira - Integrante.
      Membro: Mauro Rocha Baptista.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (5)
    1. Prêmio do Programa Institucional deApoio à Extensão, UEMG.. 2017.
      Membro: Mauro Rocha Baptista.
    2. Prêmio de Estímulo ao Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa (PEDP), UEMG.. 2016.
      Membro: Mauro Rocha Baptista.
    3. Prêmio do Programa Institucional deApoio à Extensão, UEMG.. 2016.
      Membro: Mauro Rocha Baptista.
    4. Prêmio do Programa Institucional deApoio à Extensão, UEMG.. 2015.
      Membro: Mauro Rocha Baptista.
    5. Prêmio de Estímulo ao Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa (PEDP), UEMG.. 2015.
      Membro: Mauro Rocha Baptista.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (65)
    1. VIII Semana Acadêmica de Ciências Sociais. Relação entre ciência e religião no contexto da secularização. 2020. (Congresso).
    2. 21º Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG e XII Congresso de Pesquisa e Extensão. GT - Subjetividade e Experiência: Ciências Sociais. 2019. (Congresso).
    3. Conacir: Religião e democracia: desafios no espaço público. Ensino Religioso e Estado Laico: Análise da Audiência Pública de 15 de Junho de 2015. 2019. (Congresso).
    4. VII Semana Acadêmica de Ciências Sociais.O papel da religião na contemporaneidade. 2019. (Outra).
    5. Estrutura do Curso de Ciências Sociais.Estrutura do Curso de Ciências Sociais. 2018. (Outra).
    6. Semana de Recepção aos Estudantes de Ciências Sociais na UEMG.Ensino, Pesquisa e Extensão na UEMG. 2018. (Outra).
    7. VI Semana Acadêmica de Ciências Sociais.Biopolítica: uma introdução ao homo sacer de Giorgio Agamben. 2018. (Outra).
    8. XXXIII ENANPOLL.O humor da teologia judaica entre a agadá e a halahá. 2018. (Encontro).
    9. LAPAP.Mesa redonda: Reformas Trabalhistas e da Previdência: mudanças e impactos. 2017. (Outra).
    10. Parlamento Jovem.Educação Política nas Escolas. 2017. (Outra).
    11. X Congresso de Pesquisa e V Semana de Ciências Sociais. Filosofia, Literatura e Arte. 2017. (Congresso).
    12. A discussão da identidade masculina e feminina homoeróticas nos séculos XX e XXI na interseção entre o cinema, o teatro e a sociedade.Módulo Religião. 2014. (Outra).
    13. Encontro Nacional da ANPOF.Messiânico e profanação no "Fragmento político-pedagógico" de Walter Benjamin. 2014. (Encontro).
    14. Encontro Nacional da ANPOLL.Sagrado, profano e messiânico: Limiares. 2014. (Encontro).
    15. Simpósio Internacional de Ética e Filosofia Política.Uma Política para a forma-de-vida a partir de Giorgio Agamben. 2014. (Simpósio).
    16. Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião. O sagrado, o profano e o lúdico: Estratégias de ruptura com o dispositivo em Giorgio Agamben. 2013. (Congresso).
    17. Congresso de pesquisa e extensão UEMG-Barbacena. O lúdico e a educação. 2013. (Congresso).
    18. Congresso internacional da Soter. O efetivo estado de exceção como uma proposta messiânica em Giorgio Agamben. 2013. (Congresso).
    19. Congresso Internacional de Letras, Artes e Cultura. O lúdico como profanação do dispositivo. 2013. (Congresso).
    20. 25º Congresso da SOTER. "Mobilidade Religiosa. Linguagens - Juventude - Política". Messianismo e estado de exceção em Giorgio Agamben. 2012. (Congresso).
    21. II Seminário Externo do Núcleo de Pesquisa "Educação: Subjetividade e Sociedade".O poder transformador do Lúdico - O metodo da quête. 2012. (Seminário).
    22. V Congresso de Pesquisa e Extensão - X Semana Didático-Cultural - UEMG/Barbacena. A construção do perfil da comunidade quilombola dos Candendês. 2012. (Congresso).
    23. XXVII Encontro Nacional da Anpoll "Pensar e Produzir Inovação em Letras e Linguística".FOCO E DEFORMAÇÃO NO RETRATO TEOLÓGICO-LITERÁRIO DE KAFKA POR KARL-JOSEF KUSCHEL. 2012. (Encontro).
    24. 4° Colóquio de Pesquisa da UEMG-Barbacena / I Encontro do NPESS.Desnudando o NPESS. 2011. (Outra).
    25. III Colóquio Margens - Estudos interdisciplinares nas fronteiras da literatura e da linguagem.A quête de percival: resgate da experiência no método. 2011. (Encontro).
    26. IV Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião. Elogio de que profanação? A relação entre profanação e messianismo em Giorgio Agamben. 2011. (Congresso).
    27. Literatura e Loucura.Pedagogia da Loucura. 2011. (Outra).
    28. VI Seminário Internacional - As Redes educativas e as tecnologias: práticas/teorias sociais na contemporaneidade.Letramento e ludicidade: Teoria e prática nas ações do Laboratório Teórico-Prático do Brincar - Labrinc. 2011. (Seminário).
    29. XII Simpósio anual da ABHR - "Experiências e interpretações do sagrado: interfaces entre saberes acadêmicos e religiosos".Autoridade e messianismo nos cabalistas de Safed. 2011. (Simpósio).
    30. 3º Colóquio de Pesquisa da UEMG - Barbacena.Kafka, Agamben e a questão da experiência. 2010. (Encontro).
    31. 8ª Semana Nacional de Museus.Museu e infância: temporalidades históricas (Mesa Redonda). 2010. (Outra).
    32. I Encontro do grupo de estudos interdisciplinares de literatura e teoria literária - Möebius.Sancho, Quixote e a questão da experiência em Giorgio Agamben. 2010. (Encontro).
    33. VIII Semana Didático-Cultural - III Congresso de Pesquisa e Extensão. Circulo Literário: Da teoria à prática. 2010. (Congresso).
    34. XXV Encontro Nacional da ANPOLL.O Messias e o caminho da verdade em Franz Kafka. 2010. (Encontro).
    35. 11º Seminário de Iniciação Científica e Extensão.Manifestações de arte e cultura: a tradição e a modernidade pela ótica da pesquisa. 2009. (Seminário).
    36. 2° Congresso da Anptecre: Fenomenologia e Hermenêutica do Religioso. A religiosidade Negativa de Franz Kafka. 2009. (Congresso).
    37. 22º Congresso Nacional da Soter: Religião, Ciência e Tecnologia. O messianismo em Franz Kafka. 2009. (Congresso).
    38. 2º Colóquio de Pesquisa da UEMG - Barbacena.Educação e Humanismo. 2009. (Encontro).
    39. II Congresso de pesquisa Científica e Extensão / VII Semana Didático-Cultural: "Evolução e Educação: um percurso de Darwin à atualidade ". Humanismo: Uma nova metodologia educacional. 2009. (Congresso).
    40. III Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião. O problema da lei e do messianismo na religiosidade negativa de Franz Kafka. 2009. (Congresso).
    41. III Seminário de Pesquisa do Mestrado em Estética e Filosofia da Arte - IFAC/UFOP.Humor e religiosidade em Franz Kafka. 2009. (Seminário).
    42. Literatura e Filosofia: Kafka e os desafios da interpretação. 2009. (Seminário).
    43. V Simpósio Filosófico-Teológico: Literatura provocação para o pensar.Religião e religiosidade em Franz Kafka. 2009. (Simpósio).
    44. Colóquio de Pesquisa da UEMG-Barbacena.Humor e religião em Kafka. 2008. (Simpósio).
    45. I Congresso de Pesquisa e extensão / VI semana didático-cultural: História: memória e identidade.O desdobrar de uma pesquisa. 2008. (Encontro).
    46. XI Congresso Internacional da ABRALIC - Literatura e Hermenêutica. As metamorfoses nas interpretações de Franz Kafka. 2008. (Congresso).
    47. XIII Encontro Nacional de Pós-Graduação em Filosofia da Anpof.O Kafka Cabalista. 2008. (Encontro).
    48. II Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião. Uma abordagem ao romance Das Schloss de Franz Kafka a partir da Filosofia da Religião. 2007. (Congresso).
    49. V Semana Didático-cultural: A matemática e a multiplicidade de saberes que envolvem o ensino-aprendizagem.Angústia e alienação em Franz Kafka. 2007. (Encontro).
    50. IV Semana Didático Cultura: Letramento: Ensino, Pesquisa e prática numa perspectiva multidisciplinar.Espaço Urbano na Contemporaneidade. 2006. (Encontro).
    51. Seminários de Pesquisa e extensão / UEMG.Angústia e Religião: Um estudo à partir de Franz Kafka. 2006. (Seminário).
    52. XIII Encontro Nacional de Filosofia da Anpof.O castelo e a religião negativa em Franz Kafka. 2006. (Encontro).
    53. I Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião. 2005. (Congresso).
    54. III Semana didático Cultural: O aluno como sujeito cognoscitivo.Aprendendo com a religião. 2005. (Encontro).
    55. VII Seminário de pesquisa e extensão da UEMG.VII Seminário de pesquisa e extensão da UEMG. 2005. (Seminário).
    56. II Semana Didático-Cultural: Novos Paradigmas da Educação.Mesa redonda de Abertura: Novos Paradigmas da Educação. 2004. (Encontro).
    57. Curso de Metodologia e Filosofia do Ensino Religioso.Iniciação Filosófica. 2003. (Oficina).
    58. I Semana Didático-cultural.Religião em Tempos de Crise. 2003. (Encontro).
    59. Religião e Globalização. 2003. (Oficina).
    60. V Simpósio Nacional da ABHR: Religião e Globalização. 2003. (Simpósio).
    61. II - Semana de estudos em Ciências Naturais e Humanas.A angústia do Mundo Moderno. 2002. (Encontro).
    62. Seminário anual da área de concentração de Filosofia da Religião. 2001. (Seminário).
    63. I Semana de Estudos em ciências humanas e naturais da Funrei.Cyrano: O herói frente à angústia romântica / Alétheia: o desvelar divino. 2000. (Encontro).
    64. V Semana de Filosofia - As Concepções de Deus e do Homem na Filosofia.A polia: O jogo da existência - Liberdade, liberdade. 1999. (Encontro).
    65. XII Semana de Estudos e Divulgação de Pesquisa da FUNREI.O caráter poético do poema de Parmênides. 1998. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (18)
    1. RODRIGUES, M.G. ; MELLO, R.C. ; BAPTISTA, M. R.. VII Congresso de pesquisa e extensão. 2014. Congresso
    2. BAPTISTA, M. R.. Desafios atuais na prática educacional (Fórum de Comunicações). 2014. (Outro).. . 0.
    3. BAPTISTA, M. R.; GUILARDUCI, C.. Subjetividade e experiência - Em expressões lúdicas, artísticas e literárias (Simpósio). 2013. Outro
    4. BAPTISTA, M. R.; FARIA, E.L.B.. V Congresso de Pesquisa e Extensão // X Semana Didático-Cultural - UEMG/Barbacena. 2012. Congresso
    5. ROCHA, M. B. ; RUFINO, J. A. ; SOUZA, E. G. ; FARIA, E. L. B. ; GOMES, M. F. T. ; MADEIRA, A. C. F. ; ANTAO, A. C. O.. II Seminário Externo do Núcleo de Pesquisa "Educação: Subjetividade e Sociedade". 2012. Outro
    6. BAPTISTA, M. R.; RUFINO, J. de A. ; SOUZA, E. G.. I Encontro do NPESS. 2011. Outro
    7. BAPTISTA, M. R.; SOUZA, E. G. ; RUFINO, J. de A. ; MADEIRA, A.C.F. ; JESUS, W. E.. A UEMG vai ao cinema: a comunicação pela imagem: análise de filme. 2011. Outro
    8. BAPTISTA, M. R.; RUFINO, J. de A. ; SOUZA, E. G. ; GUILARDUCI, C. ; KYRILLOS NETO, F.. Lançamentos: Revista Mal-estar e Sociedade 3 / Livro Espaços, Sujeitos e Sociedade. 2010. Outro
    9. BAPTISTA, M. R.; GUILARDUCI, C. ; SILVA, F. B. M.. Simpósio: Literatura e Arte nas ficções da subjetividade / Comitê Científico I Encontro Möebius. 2010. Outro
    10. BAPTISTA, M. R.; SOUZA, E. G. ; RUFINO, J. de A.. Lançamentos: Revista Mal-estar e Sociedade 4. 2010. Outro
    11. BAPTISTA, M. R.; GUILARDUCI, C. ; LOSANO, C.C.B. ; MELO, R. da S. ; RUFINO, J. de A. ; SOUZA, E. G.. 11º Seminário de Iniciação Científica e extensão da UEMG (Comitê Científico). 2009. Congresso
    12. KYRILLOS NETO, F. ; GUILARDUCI, C. ; BAPTISTA, M. R. ; RUFINO, J. de A. ; SOUZA, E. G.. Lançamento da Revista Mal-estar e Sociedade 2. 2009. Outro
    13. BAPTISTA, M. R.; SOUZA, E. G. ; JESUS, W. E. ; RUFINO, J. de A. ; GUILARDUCI, C. ; MELO, R. da S.. I Colóquio de Pesquisa da UEMG - Barbacena: Educação, Subjetividade e sociedade. 2008. Congresso
    14. KYRILLOS NETO, F. ; GUILARDUCI, C. ; SOUZA, E. G. ; RUFINO, J. de A. ; BAPTISTA, M. R.. Lançamento da Revista Mal-estar e Sociedade 1. 2008. Outro
    15. BAPTISTA, M. R.; JESUS, W. E.. 3ª Semana didático cultural do curso Normal Superior. 2005. Congresso
    16. BAPTISTA, M. R.; JESUS, W. E.. 2ª Semana didático-cultural do curso Normal Superior. 2004. Congresso
    17. BAPTISTA, M. R.; JESUS, W. E. ; GUILARDUCI, C.. 1ª Semana didático-cultural do curso Normal Superior. 2003. Congresso
    18. BAPTISTA, M. R.. As concepções de Deus e do Homem na Filosofia. 1999. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (7)
    • Mauro Rocha Baptista ⇔ Luiz Ernesto Guimarães (2.0)
      1. OLIVEIRA, F. R. C. (Org.) ; SCHIAVO, R. A. (Org.) ; TEIXEIRA, R. S. (Org.) ; BAPTISTA, M. R. (Org.) ; GUIMARÃES, L. E. (Org.) ; MARTINS, C. C. N. (Org.). Cristianismos, Sociabilidade e Espaço Público: reflexões sobre as relações entre religião e sociedade. 1 ed. Campinas: D7 Editora, 2020. v. 1, p. 210.
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      2. ROCHA RODRIGUES, Wallace Faustino da; PACHECO, D. P. A. ; RODRIGUES, M. G.. Ensino, pesquisa e extensão na UEMG em novas configurações. 2018. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

    • Mauro Rocha Baptista ⇔ Daniela Paiva de Almeida Pacheco (1.0)
      1. ROCHA RODRIGUES, Wallace Faustino da; PACHECO, D. P. A. ; RODRIGUES, M. G.. Ensino, pesquisa e extensão na UEMG em novas configurações. 2018. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

    • Mauro Rocha Baptista ⇔ Luciano Alves Nascimento (1.0)
      1. ROCHA RODRIGUES, Wallace Faustino da; PACHECO, D. P. A. ; RODRIGUES, M. G.. Ensino, pesquisa e extensão na UEMG em novas configurações. 2018. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

    • Mauro Rocha Baptista ⇔ Maurício de Assis Reis (1.0)
      1. ROCHA RODRIGUES, Wallace Faustino da; PACHECO, D. P. A. ; RODRIGUES, M. G.. Ensino, pesquisa e extensão na UEMG em novas configurações. 2018. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

    • Mauro Rocha Baptista ⇔ Wallace Faustino da Rocha Rodrigues (1.0)
      1. ROCHA RODRIGUES, Wallace Faustino da; PACHECO, D. P. A. ; RODRIGUES, M. G.. Ensino, pesquisa e extensão na UEMG em novas configurações. 2018. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

    • Mauro Rocha Baptista ⇔ José Eustáquio de Brito (1.0)
      1. BAPTISTA, M. R. Membro da comissão de avaliação de projetos no edital 03/2011 - PIBITI/UEMG/CNPq. 2011.
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    • Mauro Rocha Baptista ⇔ Rodrigo Fialho Silva (1.0)
      1. BAPTISTA, M. R. Membro da Comissão de Avaliação de Projetos no edital 03/2013 - PIBIC/UEMG/CNPq. 2013.
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Data de processamento: 04/03/2021 17:16:01