Lattes UEMG

Marcos Breder Pinheiro

Professor convidado no curso de Gestão de Marketing da FDC, Founder do NOA Coworking (noa.com.br), da startup Mesada Inteligente (mesadainteligente.com.br) e da empresa BRD Empreendimentos Imobiliários. Tem se dedicado ao estudo e prática dos temas empreendedorismo, inovação e design. Compôs, entre os anos de 2011 e 2017, o quadro de docentes da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais, B.I international, UNIBH e UNA. Como palestrante tem ministrado cursos sobre modelos de negócios, empreendedorismo, Design Thinking a empreendedores e interessados. É certificado pelo SEBRAE no EMPRETEC. Atuou como diretor regional da ABEDESIGN e como consultor de design estratégico para empresas do Stetik Group. Especialista em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (BH-MG), mestre em Engenharia de Materiais (UFOP/UEMG), graduado em design pela Escola de Design da UEMG. Lecionou no curso de design da Universidade FUMEC entre 2004 e 2009. Conta com publicações e prêmios no Brasil e exterior, vencedor do 2o Prêmio Cultura Empreendedora promovido pelo SEBRAE-MG, categoria ensino médio. Doutorado em curso pela UEMG com tema Empreendedorismo Design. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0030201473723552 (16/12/2020)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Escola de Design UEMG. Avenida Presidente Antônio Carlos, 7545 São Luís 31270010 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (31) 98148087 URL da Homepage: http://www.ed.uemg.br/
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Administração
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2016-Atual. Analise de pratica pedagogica no ensino dos metodos de design e correlacao com o empreendedorismo: por uma nova abordagem metodologica em design de produtos
      Descrição: O ensino do design, no Brasil, inicia-se nos anos 1960 com a criação das primeiras escolas de design, baseadas nos métodos consagrados, principalmente, nas escolas alemãs. Desde então, o design vem se firmando como campo de grande relevância econômica para o pais, com geração de valor para empresas dos mais variados seguimentos. Entretanto, e possível notar a dificuldade de inserção do egresso dos cursos de design no mercado de trabalho, mensurado pelo baixo numero de estágios qualificados na área, bem como de relatos sobre a dificuldade de contratação ? sinais de uma era pós-emprego. O tema empreendedorismo evidencia-se como de grande importância para o profissional do século XXI. Uma nova abordagem metodologia se faz necessária para atualização do design para os novos tempos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcos Breder Pinheiro - Coordenador / Rita Engler - Integrante.
      Membro: Marcos Breder Pinheiro.
    2. 2012-2013. Acolhimento, insercao e percepcao do discente da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais no mercado de trabalho
      Descrição: Acolhimento, inserção e percepção do discente da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais no mercado de trabalho. Verificação da percepção sobre a faculdade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Marcos Breder Pinheiro - Coordenador / Carlos Alberto Silva de Miranda - Integrante / Ludimilla Pinheiro Mariano - Integrante.
      Membro: Marcos Breder Pinheiro.
    3. 2012-2013. Framework para Caracterizacao Organizacional e Setorial de Capacidades e Inovacao em Design
      Descrição: O objetivo deste projeto de pesquisa é o delineamento de uma estrutura genérica capaz de caracterizar capacidades e inovações inovações em design em termos das dimensões relevantes ao campo, situadas em organizações e setores industriais diversos. Esta pesquisa se justifica uma vez que, por um lado, se verifica na literatura pertinente ao campo do design grande confusão conceitual acerca das competências de design, por outro, apesar das tentativas de se estabelecer modelos para diagnósticos de design em empresas, os modelos existentes são pouco estruturados e exacerbadamente subjetivos. Além disso, não se encontra na literatura modelos que possam ser aplicáveis em setores produtivos como um todo, mas somente em organizações isoladas. Quando comparado a outros campos, pode-se observar que tanto a administração quanto as engenharias têm frameworks estabelecidos para caracterização da inovação em seus domínios, assim como competências claras e relativamente bem definidas, fatores estes fundamentais para a inovação tecnológica ou mercadológica, enquanto que no âmbito do design a ausência de uma estrutura bem definida para caracterização da inovação em design, assim como das capacidades e competências do campo se apresentam como obstáculos tanto para avanços teóricos, quanto para a efetiva inserção do design nas agendas pública e empresarial da inovação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Marcos Breder Pinheiro - Coordenador / Érico Mineiro - Integrante / Iwana Sampaio Raydan - Integrante. Financiador(es): Escola de Design UEMG - Bolsa.
      Membro: Marcos Breder Pinheiro.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (8)
    1. 1o Encontro Cultura e Desenvolvimento. 2013. (Encontro).
    2. 5o Encontro Latinoamericano de Diseño. Metodologia empreendedora para um designer globalizado: empreendesign. 2010. (Exposição).
    3. 5o Encontro Latinoamericano de Diseño - Enseñanza del Diseño. Metodologia empreendedora para um designer globalizado: empreendesign. 2010. (Exposição).
    4. Congresso Diseno Universidade Palermo. Empreendedorismo aplicado ao Design. Ensaio metodológico em prol de um design(er) proativo. 2009. (Congresso).
    5. 2o Congresso Internacional de Pesquisa em Design. 2o Congresso Internacional de Pesquisa em Design. 2003. (Congresso).
    6. 2o Congresso Internacional de Pesquisa em Design. Desenvolvendo novos Produtos no Ambiente de uma Incubadora de Empresas: Estudo de Caso INOVA/UFMG. 2003. (Congresso).
    7. 5o Congresso de Estudantes de Ciência e Engenharia de Materiais do Mercosul, CECEMM. 5o Congresso de Estudantes de Ciência e Engenharia de Materiais do Mercosul, CECEMM. 2003. (Congresso).
    8. Congresso Internacional de Design. USE(R) DESIGN, Congresso Internacional. 2003. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (2)
    1. PINHEIRO, M.B.. 6 Graus de Separação. 2015. (Exposição).. . 0.
    2. PINHEIRO, M.B.. ESCOLA DE INVERNO - HUB. 2013. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (0)



    Data de processamento: 04/03/2021 17:16:03